Mais de 80 empresas e organizações públicas assinaram o Termo de Compromisso da 5ª edição do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, em Brasília no último dia 18 de março. As ministras Eleonora Menicucci de Oliveira, da Secretaria de Políticas para as Mulheres , Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, e representantes da OIT e ONU Mulheres participaram do evento.
A UFPR numa inciativa da Administração Central e da PROGEPE efetuou a adesão voluntária e participação no programa enviando uma declaração de interesse. Já existe uma Comissão na UFPR nomeada por portaria para implantação e acompanhamento do programa formada por representantes da Pró-Reitoria, dos Setores e Educação, Jurídicas, Humanas e Hospital de Clínicas. O grupo já realizou em torno de 14 reuniões para definição final das ações a serem implementadas.
A inscrição no programa e a participação na oficina são os primeiros passos para que a empresa, privada ou pública inicie a sua participação no programa, que será formalizado por meio de termo de adesão e compromisso na elaboração de plano de ação com metas voltadas à valorização de profissionais e à promoção da igualdade nas relações de trabalho.
Mudança na cultura organizacional – O programa tem três pilares: promoção da cidadania e combate à discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego de mulheres e homens; compromisso com a igualdade entre mulheres e homens e racial priorizando a gestão de pessoas e a cultura organizacional da empresa ou organização; e difusão de práticas exemplares entre as empresas e instituições que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.
Boas práticas – Entre o conjunto de ações do Pró-Equidade, destacam-se: desempenho do plano de ação com metas para combater as discriminações de gênero e raça baseadas na realidade da empresa, monitoramento das mudanças previstas e avaliação do cumprimento das metas e a certificação.
Com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, a organização é reconhecida publicamente pelas ações desenvolvidas no ambiente profissional formando um conjunto de boas práticas capazes de destacar a empresa por praticar a igualdade entre mulheres e homens e contribuir, dessa forma, com o desenvolvimento mais igualitário do país.
O prazo para execução geral da 5ª Edição é de 24 meses.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]