logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR integra programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Mais de 80 empresas e organizações públicas assinaram o Termo de Compromisso da 5ª edição do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, em Brasília no último dia 18 de março. As ministras Eleonora Menicucci de Oliveira, da Secretaria de Políticas para as Mulheres , Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, e representantes da OIT e ONU Mulheres participaram do evento.

A UFPR numa inciativa da Administração Central e da PROGEPE efetuou a adesão voluntária e participação no programa enviando uma declaração de interesse. Já existe uma Comissão na UFPR nomeada por portaria para implantação e acompanhamento do programa formada por representantes da Pró-Reitoria, dos Setores e Educação, Jurídicas, Humanas e Hospital de Clínicas. O grupo já realizou em torno de 14 reuniões para definição final das ações a serem implementadas.

A inscrição no programa e a participação na oficina são os primeiros passos para que a empresa, privada ou pública inicie a sua participação no programa, que será formalizado por meio de termo de adesão e compromisso na elaboração de plano de ação com metas voltadas à valorização de profissionais e à promoção da igualdade nas relações de trabalho.

Mudança na cultura organizacional – O programa tem três pilares: promoção da cidadania e combate à discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego de mulheres e homens; compromisso com a igualdade entre mulheres e homens e racial priorizando a gestão de pessoas e a cultura organizacional da empresa ou organização; e difusão de práticas exemplares entre as empresas e instituições que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

Boas práticas – Entre o conjunto de ações do Pró-Equidade, destacam-se: desempenho do plano de ação com metas para combater as discriminações de gênero e raça baseadas na realidade da empresa, monitoramento das mudanças previstas e avaliação do cumprimento das metas e a certificação.

Com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, a organização é reconhecida publicamente pelas ações desenvolvidas no ambiente profissional formando um conjunto de boas práticas capazes de destacar a empresa por praticar a igualdade entre mulheres e homens e contribuir, dessa forma, com o desenvolvimento mais igualitário do país.

O prazo para execução geral da 5ª Edição é de 24 meses.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...