O filme “Angelus”, de Lech Majewski, assistido e debatido por alunos e professores do curso de Letras Polonês da UFPR, foi uma das atividades desenvolvidas durante formação realizada com os professores poloneses Jolanta Tambor e Romuald Cudak. Também integrou a programação desta primeira atividade de cooperação, assinada em novembro de 2012, o curso de língua “Ouvindo, lendo e falando polonês. Clara e Corretamente”, e que foi ministrado pela professora Tambor.
Outro curso, de 12 horas aula, abordou a literatura polonesa do século XX e foi ministrado pelo professor Cudak. Ele também proferiu palestra intitulada “Uma palavra sobre o grupo poético Skamander”. Durante os 10 dias (1º a 10 de junho) em que os professores poloneses estiveram no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR também participaram de um seminário silesiano, que abordou “Fronteiras linguísticas: empréstimos, mescla, coexistência. O Caso da silésia”.
Segundo a professora de Letras Polonês da UFPR, Aleksandra Piasecka, a formação foi “bastante produtiva, graças à experiência dos docentes que participam da cooperação assinada com a Federal do Paraná”. A professora Tambor, ressalta ela, é diretora desde 2006 da Escola da Língua e Cultura Polonesas da Universidade da Silésia (US) e seu marido, Cudak, é coordenador de área de Estudos Poloneses Internacionais, também da US.
Celsina Favorito
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]