Professores e estudantes da Universidade Federal do Paraná participaram da 14ª edição da Conferência Internacional sobre Livros Didáticos e Mídia Educativa, realizada na Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal.
O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro e foi promovido pela Associação Internacional de Pesquisadores sobre Livros Didáticos e Mídia Educativa – Iartem.
Dezessete pesquisadores brasileiros de diferentes universidades, ligados ao Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas da UFPR, incluindo docentes e estudantes de pós-graduação, apresentaram trabalhos e coordenaram mesas-redondas e sessões de comunicação.
“As atividades são relevantes para a inserção internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação, pelo trabalho desenvolvido ao longo da última década no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas da UFPR, que desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão em temas relativos aos manuais escolares e as mídias educativas”, destaca a coordenadora do Núcleo, professora Tânia Maria Braga Garcia, membro da diretoria da Iartem.
Durante a assembleia geral da conferência, em Lisboa, o professor da UFPR Guilherme Romanelli foi indicado para compor a diretoria da associação.


IARTEM
A Associação Internacional de Pesquisadores sobre Livros Didáticos e Mídia Educativa (Iartem) foi criada há 25 anos.
Atualmente o professor Jesus Rodríguez Rodríguez, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, ocupa a presidência da entidade. O o vice-presidente, Eric Bruillard, pertence à Universidade Paris-Descartes, na França. As conferências são bianuais e ocorrem na Europa.
Em 2012, a Universidade Federal do Paraná sediou a primeira Conferência Regional para América Latina. O evento foi organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD/UFPR), ligado ao programa de Pós-graduação em Educação.
O Núcleo da UFPR vai apoiar a organização da próxima Conferência Regional para a América Latina em 2018, que será realizada na Argentina.