logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professoras e alunos da UFPR participam de seminário sobre novas práticas jornalísticas em Lyon, França

Professoras e alunos da UFPR apresentam sua pesquisa sobre práticas jornalísticas em seminário em Lyon. Foto: arquivo pessoal
Professoras e alunos da UFPR apresentam sua pesquisa sobre práticas jornalísticas em seminário em Lyon. Foto: arquivo pessoal

As professoras Myrian Regina Del Vecchio de Lima e Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, e os alunos Manoella Fiebig (Pós-Graduação em Comunicação Social) e Luís Otávio Dias (Pós-Graduação em Educação) participam nos dias 11 e 12 de julho da Terceira Jornada de Estudos (JADN) – Journalisme à l’heure du numérique, realizada na Université Lyon II na França.

O seminário apresenta os primeiros resultados da pesquisa de âmbito internacional, da qual participam, além da UFPR, o curso de Jornalismo da Universidade Positivo, representado pela professora Maria Zaclis Veiga,  que sediou o II Seminário no ano passado, e o Incom da Universidade Tuiuti, representado pela professora Kati Caetano.

Tendo como objeto comum de estudo o jornal online Huffington Post, a pesquisa investiga quais as implicações das novas tecnologias da informação e da comunicação no fazer jornalístico do século XXI, sob vários aspectos, da formação do jornalista ao uso das imagens e às mudanças no cotidiano das redações jornalísticas.

O Convênio Internacional assinado em 2012 prevê a realização de uma pesquisa conjunta sobre as novas práticas jornalísticas, bem como  o intercâmbio de alunos e professores entre as duas universidades. Como parte dessas atividades, a UFPR recebeu, em 2014, a professora Rayya Roumanos, que ministrou aulas no Departamento de Comunicação (Decom) e participou de diversas atividades na UTP e na UP.

Três alunos do curso de graduação em Jornalismo já foram enviados para um estágio de um semestre em Lyon. Atualmente, estão em Lyon a professora Myrian Del Vecchio, para seu pós-doutorado, e o aluno Luís Otávio Dias, doutorando do PPGE, realizando um doutorado sanduíche. Para o segundo semestre, quatro outros alunos do curso de Jornalismo farão o intercâmbio na universidade francesa.

Além desses intercâmbios, o convênio realiza anualmente um seminário acadêmico no qual as pesquisas são apresentadas e discutidas. Neste ano, participam também representantes da Itália (Univeridade de Turin) e do Canadá (Universidade du Québec, em Montreal), com vistas à ampliação do convênio.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...