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Professores do Campus Jandaia do Sul integram organização do Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior  

19 setembro, 2018
10:18
Por
Ensino e Educação

Em parceria com a Universidade do Minho, de Portugal, o Campus Jandaia do Sul organiza o Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior, que acontecerá nos dias 07 e 08 de fevereiro na cidade lusitana de Braga.

O evento visa proporcionar aos participantes um espaço de debate sobre políticas, práticas e investigação no Ensino Superior, com particular incidência na temática da avaliação.  Além disso, é a oportunidade para apresentação dos resultados dos três anos do projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, intitulado “Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos”.

A professora Selma dos Santos Rosa, uma dar organizadora do evento, explica que “A avaliação, no contexto do ensino superior, tem sido reconhecida como um fator determinante para a qualidade dos resultados das aprendizagens. Métodos de avaliação alternativos, têm sido um dos principais focos de investigações. O congresso tem a proposição de contribuir com discussões sobre estes métodos para promover avanços em proposta que conduzam a uma melhor compreensão da influências de diferentes perspectivas das avaliações na aprendizagem dos acadêmicos. Políticas, práticas e investigação no Ensino Superior.”

O congresso está com o prazo para submissões de trabalho aberto até dia 31 de agosto. Mais informações aqui. 

A avaliação enquanto fator determinante para a qualidade do ensino.

A literatura internacional aponta para a necessidade de analisar o impacto dos diferentes métodos de avaliação, especialmente os chamados métodos alternativos, na aprendizagem, nos resultados académicos e nos processos de ensino na sala de aula, uma vez que a evidência da sua eficácia é ainda escassa.

Pesquisas anteriores demonstraram que a avaliação desempenha um papel importante na forma como os estudantes gastam o seu tempo e como distinguem o que é importante na sua aprendizagem, o que pode influenciar, positiva ou negativamente, a sua aprendizagem. Nesse contexto, os participantes do projeto “Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos” entendem que é crescente a importância da avaliação enquanto fator determinante para a qualidade do ensino, da aprendizagem e dos resultados acadêmicos.

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