Imagem Padrão

Professores de Escolas Públicas de Matinhos têm semana de Formação Continuada

15 fevereiro, 2006
00:00
Por

Não é apenas no ensino superior que a Universidade Federal do Paraná está atuando no litoral paranaense. Com a finalidade de melhorar a qualidade de ensino na rede pública está sendo realizada nesta semana um curso de formação continuada para professores dos níveis infantil (pré-escola) e fundamental (primeira à quarta série). São 276 professores de escolas públicas de Matinhos, integrantes da RIEP – Rede de Integração da Escola Pública, programa que possibilita este desenvolvimento aos professores da rede pública do litoral.

As palestras e atividades estão sendo realizadas no SESI de Matinhos, com programação pela manhã e à tarde até sexta-feira. Este é o primeiro de seis módulos que serão organizados durante este ano na cidade e tem como tema central Fundamentos da Educação. Os professores municipais estão tendo aulas sobre processos pedagógicos, mas foram incluídas também palestras sobre como ensinar Português, Matemática e outras disciplinas.

Melhorias já começaram – “Esta é uma iniciativa que vai mudar a realidade nas escolas de Matinhos” garantiu o secretário municipal de Educação, Hamilton Bonatto. “Até o nível das conversas nos corredores já melhorou”, afirmou Hamilton. Ele acredita que a partir da formação proporcionada por especialistas da UFPR, os professores municipais poderão pensar mais na parte científica e na educação como um todo, na educação para a vida e não apenas nos conteúdos programados para cada série.

Para o secretário, a formação poderá ajudar a melhorar um problema que vem se repetindo há vários anos nas escolas públicas. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação mostrou que o índice de transferências chega a 8,3%, mais de 200 alunos dos 2.600 que o município tem no ensino fundamental. São casos de famílias que chegam em outubro na cidade pensando no trabalho da temporada de verão e acabam indo embora em maio quando as opções de emprego ficam menores. Se somar ainda os índices de evasão, em torno de 3%, Matinhos tem 11% de alunos desistentes todos os anos. Para o secretário a parceria com a UFPR poderá também dar suporte e melhorar as aulas de reforço que são necessárias aos alunos que chegam depois da metade do ano.

A data do próximo módulo será definida sexta-feira, quando também os professores municipais sentarão junto com os professores da UFPR Litoral para definir estratégias que serão adotadas este ano em sala de aula. Além dos professores do ensino básico serão desenvolvidos em 2006 treinamentos para professores de ensino médio.

RIEP – A Rede de Integração da Escola Pública foi criada no ano passado e já permitiu a realização de dois módulos para professores da Região de Curitiba. Matinhos é a segunda cidade a contar com esse tipo de treinamento. As atividades são realizadas pela Pró-Reitoria de Graduação e coordenadas pela professora Lígia Klein, do Setor de Educação.

Foto(s) relacionada(s):


Litoral conta com apoio da UFPR
Foto: Arquivo

Link(s) relacionado(s):

Fonte: ACS

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]