logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores de Arquitetura e Urbanismo da UFPR descrevem mudanças na Grande Curitiba no século 21

As mudanças ocorridas em Curitiba e na Região Metropolitana no século 21 viraram tema de livro: “Textos Sobre Curitiba: Investigações Sobre a Cidade e Seus Arredores”. Publicada pela Editora UFPR e organizada pelos professores-doutores Alessandro Filla Rosaneli e Paulo Marcos Mottos Barnabé, a obra reúne textos de 11 pesquisadores da Universidade das áreas de Arquitetura e Urbanismo.

Para Rosaneli, um dos méritos do livro – lançado na sexta-feira passada – é trabalhar temas contemporâneos no campo da Arquitetura de forma diversificada e pluralista, possibilitando uma reflexão sobre a cidade. “Isso faz com que as pessoas tenham um olhar renovado sobre Curitiba e a Região Metropolitana e reconheçam algumas questões problemáticas que precisam ser abordadas’, avalia.

O fato de quase todos os professores que participam do livro atuarem no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da UFPR também é importante, para Rosaneli. “Isto contribui para qualificar o programa”, diz.

Basicamente, o livro debate temas como as transformações na forma urbana da cidade e em seu entorno. Os professores também alertam sobre a fragilidade das políticas de preservação do patrimônio industrial edificado e realçam a importância desses edifícios na configuração urbana, sua capacidade de se tornar marco e referência, e seu poder de auxiliar na qualificação da paisagem. Também são abordados os efeitos da impermeabilização das áreas livres urbanas e o consequente aumento dos níveis térmicos na cidade.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...