Imagem Padrão

Professores da UFPR vão fazer novo Plano de Desenvolvimento de Paranaguá

25 julho, 2005
00:00
Por

Professores e estudantes das áreas de Engenharia Ambiental, Arquitetura e mestrado em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná estarão trabalhando nos próximos seis meses no novo Plano Diretor do Município de Paranaguá. O convênio entre a UFPR e a Prefeitura de Paranaguá foi assinado hoje, 25, pelo reitor Carlos Moreira Júnior e o prefeito José Baka Filho, intermediado pela FUNPAR – Fundação da Universidade Federal do Paraná.

O convênio prevê diversas ações, mas o primeiro convênio específico, que é coordenado pelo professor Eduardo Gobbi – coordenador do curso de Engenharia Ambiental – prevê o desenvolvimento do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Paranaguá será formado pelo Zoneamento Ecológico Econômico e Plano Diretor Municipal. A finalidade será desenvolver atividades que possam resultar na melhoria da qualidade de vida dos moradores de Paranaguá através de ações na saúde, meio ambiente, educação, cultura e pesquisa. O Zoneamento Ecológico Econômico será desenvolvido em 180 dias.

“Vamos elaborar um novo Plano de Zoneamento com critérios para o crescimento de Paranaguá” , explica o professor Eduardo Gobbi. Para isso vão ser feitas audiências públicas com associações de moradores e representantes de entidades de classe. Os pesquisadores estarão partindo dos princípios do Estatuto das Cidades, que traz um novo cenário para o desenvolvimento dos municípios. Além de professores e estudantes de Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Ciência do Solo, deverão atuar no projeto, alunos e pesquisadores de Geografia, Biologia e Engenharia Cartográfica.

Ações da UFPR – Para o reitor Carlos Moreira Júnior ações como esta fazem parte do trabalho desenvolvido por esta gestão, que é o de auxiliar no desenvolvimento do Paraná, contribuindo para a melhoria de vida do povo paranaense. ‘Esta gestão tem demonstrado agir em prol do Paraná, tendo na pluralidade o seu maior patrimônio. Para nós o que interessa é o povo do Paraná, independente do partido das lideranças. Além disso, este convênio é mais uma ação da UFPR Litoral’, acrescentou.

Foto(s) relacionada(s):


Reitor assina o convênio na Prefeitura de Paranguá
Foto: Arquivo da Prefeitura de Paranaguá


Momento na cerimônia de assinatura do convênio
Foto: Arquivo da Prefeitura de Paranguá


Discurso do Prefeito José Baka Filho
Foto: Arquivo da Prefeitura de Paranguá

Fonte: ACS

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]