Professores da UFPR  participam do planejamento da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul

25 outubro, 2021
13:27
Por
0
Ciência e Tecnologia

Tomas Sparano (UFPR), Andrew Allimadi (UDESA-ONU), Bárbara Galelli (UFPR) e Gustavo Abib (UFPR)

Os professores Barbara Galleli Dias, Gustavo Abib e Tomas Sparano, do Departamento de Administração da UFPR, conduziram a facilitação do planejamento estratégico da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) e seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A RECM, criada 2001, tem o propósito de inserir o cooperativismo na agenda de trabalho do Mercosul, facilitar o comércio e a intercooperação entre as cooperativas da região e fomentar ações conjuntas que levem desenvolvimento econômico e social às cooperativas, seus cooperados, famílias e comunidades.

A participação da UFPR se deu por meio do Workshop Internacional “Cooperativas do Mercosul e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Construção de um Plano Estratégico Baseado na Agenda 2030”. Participam do encontro, em São Paulo, delegações da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

O evento organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Sistema OCB, contou com apresentações e debates sobre temas relacionados ao desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo no Mercosul e da contribuição para a Agenda 2030.

A programação do evento teve como objetivo promover, junto a representantes de organismos governamentais e internacionais, o potencial de mobilização social e desenvolvimento econômico das cooperativas para as ações em prol da Agenda 2030. Por meio de diversas atividades, os participantes fizeram um intercâmbio de experiências em boas práticas de cooperativas que têm atuado em suas comunidades alinhadas aos ODS.

Segundo explicou o professor Tomás Sparano, as discussões iniciais do evento foram fundamentais para que os participantes fizessem uma imersão para construir o planejamento estratégico da RECM. Após o encontro, os professores produzirão um e-book com os resultados do planejamento estratégico.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]