Imagem Padrão

Professores da UFPR lançam segunda edição de obra sobre Física do Solo

02 junho, 2015
12:53
Por Simone Meirelles
Ciência e Tecnologia
Imagem: Wikimedia Commons

Imagem: Wikimedia Commons

Os professores do Setor de Ciências Agrárias da UFPR Celso Luiz Prevedello (já aposentado) e Robson André Armindo lançaram no último mês a segunda edição da obra “Física do Solo com Problemas Resolvidos”. O objetivo do livro é fornecer ao leitor no estudo da Física do Solo, elementos básicos importantes que possam auxiliá-lo no mais eficiente e produtivo uso dos solos para diferentes finalidades, especialmente agrícolas e ambientais. Embora seja um livro abrangente, com descrições detalhadas e soluções de vários problemas de interesse, o texto é considerado introdutório diante da complexidade dos assuntos.

Capa do livro

Capa do livro

Esta segunda edição se constitui numa fonte de informações úteis, com foco nas necessidades de estudantes e profissionais, permitindo aos leitores uma ampla gama de conceitos técnicos e científicos. Inclui dados sobre todos os processos dinâmicos de água (em solo saturado e não saturado), gases, solutos e calor, distribuídos em nove capítulos. Traz ainda 223 problemas e exemplos resolvidos. Entre os destaques, há um capítulo especial sobre as equações diferenciais parciais e os principais métodos matemáticos para resolvê-las, sempre com numerosos exemplos.
Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com os autores pelo e-mail fisicadosolos@gmail.com.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]