A reunião foi realizada na sede da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Paraná, antigo SESI, depois de uma semana de intensos debates dos dois lados. 270 professores das 16 escolas de ensino infantil e de primeira a quarta-série tiveram um programa de capacitação pedagógica e os 51 UFPR Litoral, desenvolveram um programa pedagógico para esse ano e para o futuro.
São projetos para 30 anos, destacou o Pró-Reitor de Graduação Valdo Cavallet, porque englobam o Litoral como um todo, destacando as questões ambientais, desenvolvimento sustentável e a biodiversidade.
SE CONHECENDO – O momento mais importante desse encontro ocorreu quando os professores municipais se dividiram em grupos e se reuniram com os professores da UFPR Litoral. Foi o começo de um “namoro” que deverá render muitos frutos, já que a partir de agora, cada professor da UFPR Litoral irá orientar durante todo o ano as atividades que serão desenvolvidas por quatro ou cinco professores municipais. As duas partes têm prazo de um mês para apresentar os projetos que desejam trabalhar em 2006. Os orientadores vão conhecer as escolas para ver a realidade de cada uma e os professores municipais vão contar o que gostariam de fazer para motivar seus alunos.
EDUCAÇÃO INTEGRAL – Durante o encontro, o Secretário de Educação de Matinhos Hamilton Bonatto, apresentou o novo programa que será implantado no segundo semestre para os quatro mil estudantes da rede municipal. O POLIS – Cidade da Educação – prevê atividades em tempo integral. No contra-turno, isto é, quando os alunos não estão em sala de aula, irão para a sede da FETIEP onde participarão de uma série de atividades, de artes, artesanato, educação ambiental e aulas de Inglês e Espanhol. Ali também vão fazer as refeições. “Queremos dar aos estudantes uma educação integral, pensando na vida deles no futuro e não mais apenas transmitir conteúdos, explicou o Secretário de Educação.”
Para o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, será a oportunidade que as crianças da rede pública de Matinhos precisam para melhorar o nível de ensino e poder chegar ao nível superior, estudando na universidade gratuita. O reitor participou da solenidade de encerramento ao lado do prefeito de Matinhos Francisco Carlim dos Santos e do Secretário de Educação.
MOTIVAÇÃO – os professores municipais de modo geral estão satisfeitos com a parceria entre o município e a Universidade Federal e logo perceberam que o trabalho será um grande desafio para todos. A professora Nádia Povolan da área de Saúde Coletiva disse que trabalhar com a comunidade sempre foi o grande projeto de vida e, foi por isso se fez o concurso para trabalhar na UFPR Litoral. O mesmo pensamento da professora municipal Zomair Ferreira. Ela acha que agora terão iniciativa e incentivos para mudar a forma de tratar seus alunos.
Foto(s) relacionada(s):
Juventude e experiência no encontro entre professores da UFPR e do Ensino Fundamental
Foto: Izabel Liviski
Fonte: ACS
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]