A Universidade Federal do Paraná recebe a visita de professoras da Universidade da Silésia (Uniwersytet Śląski), da Polônia, para assinatura de convênio entre as instituições e aulas com as polonesas.
Direcionada para a área de Letras, as duas universidades mantêm a parceria desde 2012 e agora assinam novo convênio com possibilidade de expansão para outros campos de mútuo interesse. “A Universidade da Silésia tem uma escola específica para a formação de professores de polonês como língua estrangeira”, comenta Aleksandra Piasecka-Till, coordenadora do curso de Letras Polonês da UFPR.


Segundo Aleksandra, a primeira fase do convênio trouxe à UFPR pelo menos duas visitas anuais de professores da universidade polonesa. Além disso, todo ano estudantes de Letras Polonês daqui vão à Polônia para o curso de verão da língua. “Também já enviamos alunos para passar um semestre todo no país e há nova vaga aberta para 2018”.
As professoras polonesas Barbara Morcinek – Abramcczyk e Ewa Sławek ministram oficina e palestras na próxima quinta (16) e sexta-feira (17). A oficina aborda a metodologia de ensino da língua polonesa como língua estrangeira e acontece na quinta-feira.
Na sexta-feira haverá duas palestras: a primeira dedicada ao estudo linguístico de literatura, às 18h30, e a segunda envolve a interculturalidade no uso da língua estrangeira, às 20h30. Ambas serão realizadas na sala 613 do Edifício D. Pedro I, traduzidas e abertas ao público.