logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora Elenice Novak toma posse como nova diretora Executiva da Agência de Inovação

A professora Elenice Mara Matos Novak tomou posse, na manhã desta segunda-feira (08), como nova diretora executiva da Agência de Inovação da UFPR. Ela substitui o professor Emerson Carneiro Camargo, que esteve à frente da Agência de 2011 a 2015 e agora deixa a Universidade em razão de sua aposentadoria. A solenidade foi realizada no gabinete da Reitoria.

Professor Emerson Camargo se aposenta, após 38 anos e meio na instituição
Professor Emerson Camargo se aposenta, após 38 anos e meio na instituição

O professor Emerson, que foi o primeiro a fazer uso da palavra na cerimônia, destacou que o mote do trabalho na Agência sempre foi o trabalho pela instituição. “E temos resultados muito positivos, que são motivo de orgulho para nós”, observou. Ele citou, por exemplo, que a Universidade detém 357 pedidos de patentes registrados, dos quais três já foram concedidos. Segundo o ex-diretor, o projeto da Agência é transformá-la em um escritório de negócios. “Ainda não alcançamos este objetivo, mas fundamos os alicerces para que ele se concretize. E tenho certeza de que muito em breve esse projeto será efetivado”, acrescentou.

Para Camargo, a Agência de Inovação da UFPR permite que todo o potencial da Universidade seja revertido à sociedade, tornando-a mais inovadora e mais empreendedora. Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os colegas com quem trabalhou ao longo de seus 38 anos e seis meses de dedicação à UFPR. “Tenho muito orgulho de esta Universidade ser a minha alma mater. E é uma felicidade ainda maior chegar ao fim da minha carreira estando à frente da Agência. Quero agradecer a todos pelo companheirismo, pelo trabalho”, destacou.

Professora Elenice foi uma das fundadoras da Incubadora de Empresas, em 2001
Professora Elenice foi uma das fundadoras da Incubadora de Empresas, em 2001

A diretora recém-empossada, Elenice Novak, que até então ocupava um cargo de assessoria na Reitoria, iniciou sua fala lembrando a implantação da Incubadora de Empresas, em 2001. A incubadora foi o embrião para a então futura instalação da Agência, em 2008. “A incubadora foi planejada e implementada em apenas nove meses. Foi um projeto ousado e cheio de desafios, mas foi resultado da força de vontade de um grupo de pessoas que acreditaram e batalharam muito”, lembrou.

Elenice também aproveitou para deixar uma mensagem aos que são mais novos na instituição. “Ousem; criem; proponham; sugiram, inovem. Apresentem suas colaborações. Sejam desafiadores”, pediu. “O lema de uma empreendedora é ser uma eterna aprendiz”, concluiu.

O vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, destacou que a função primordial da Agência é a de fazer com que as pesquisas realizadas no âmbito da Universidade sejam colocadas à disposição da sociedade. “Precisamos entregar à sociedade aquilo que pesquisamos”, frisou. Para ele, a professora Elenice é a pessoa ideal para assumir o cargo, pois, além de seu profissionalismo e competência, ela se adequa ao perfil, já que é da área do empreendedorismo.

O último a proferir seu discurso foi o reitor Zaki Akel Sobrinho. Ele ratificou as falas anteriores e ressaltou que “todos somos uma grande família, a Família UFPR. E temos feito nosso trabalho de braços dados com a sociedade”. Para o reitor, é primordial que todo o investimento feito na Universidade retorne à sociedade. “E temos que dar esse retorno garantindo a melhoria dos nossos cursos de graduação, de pós-graduação, dos projetos de extensão e também na forma dessas pesquisas. A Universidade está a serviço da sociedade, não pode ser feita apenas para os acadêmicos”, reforçou.

O reitor também agradeceu o professor Emerson por todo o seu esforço e afirmou que ele fará muita falta na instituição. “Mas felizmente este trabalho vai ter continuação pelas mãos da Elenice, que já demonstrou sua competência por diversas vezes”, complementou.

Junto à professora Elenice, assume o professor Cleverson Renan da Cunha, que passa a ocupar o cargo de coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas, em substituição ao professor Fernando Antonio Prado Gimenez.

A Agência

A Agência de Inovação da UFPR foi criada em 2008, com a função de proteger o conhecimento científico-tecnológico produzido na Universidade e dar suporte para que ele seja aplicado na sociedade. Sua missão é a de valorizar as pesquisas básicas e aplicadas, articular parcerias entre a Universidade e o setor produtivo e difundir a cultura de sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.

A Agência reúne três Coordenações: Propriedade Intelectual, Empreendedorismo e Incubação de Empresas e Transferência de Tecnologia.

Para saber mais, acesse o site: http://www.inovacao.ufpr.br/

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...