A professora Elisa Souza Orth, do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu o prêmio Green Chemistry For Life concedido pela PhosAgro – uma das maiores fabricantes de fertilizantes do mundo –, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).
O prêmio é destinado a jovens cientistas de todo o mundo cujos projetos inovadores respeitam os 12 princípios da Química Verde. Em 2018, foram 108 inscritos e nove pesquisadores foram agraciados, sendo que Elisa foi a única premiada das américas.
O Green Chemistry For Life foi entregue no dia 10 de setembro, na cerimônia de abertura da 8th IUPAC Internacional Conference on Green Chemistry em Bangkok, na Tailândia – congresso de Química Verde considerado o mais importante do mundo.
Elisa, que também foi palestrante convidada do evento, ressalta que além do prêmio ser um reconhecimento significativo, ele prevê recursos financeiros que serão aplicados em seu grupo de pesquisa – Grupo de Catálise e Cinética. “Vamos receber um recurso de U$ 30.000,00, investimento a ser aplicado diretamente em nossa instituição que tanto me orgulha”.