Professora da UFPR é indicada para o 31º Prêmio Design MCB; estudo identificou problemas em embalagens

25 outubro, 2017
08:52
Por
0
UFPR

O Museu da Casa Brasileira divulgou, no último dia 20, os vencedores do 31.º Prêmio Design MCB, o mais tradicional do segmento no País, que teve uma professora da UFPR entre os contemplados. Dulce Albach foi selecionada para compor a exposição do Prêmio, cuja abertura será no próximo dia 11, em São Paulo.

Dulce participou da categoria “trabalhos escritos” e desenvolveu sua tese de doutorado na área de Design para sustentabilidade; nela, analisa o setor de embalagens em mercados.

Para isso, morou um ano em Portugal. Lá, comparou 26 mercados de pequeno e médio porte (de 100 a 400 metros quadrados), realizando 11 visitas e fazendo análises baseadas em sites oficiais e mídias digitais de estabelecimentos brasileiros e de outros países. Tudo para identificar quais estratégias estes comércios utilizam para vender alimentos sem deixar de lado a responsabilidade ecológica.

Embalagens

“Essas lojas oferecem produtos a granel e estimulam os consumidores a trazerem seus recipientes de casa para diminuir o número de embalagens plásticas nos locais”, comenta a professora. Além disso, os mercados valorizam alimentos frescos e orgânicos e possuem um espaço físico que prioriza o aconchego, sem propagandas exageradas e música alta, para que os clientes façam uma compra tranquila e consciente.

Segundo Albach, esse resultado não seria possível sem o apoio da UFPR. “Todo o meu percurso acadêmico foi feito na universidade. Participei da primeira turma de doutorado em Design da instituição e tive bolsa Capes para estudar em Portugal. Fico feliz de levar o nome da UFPR a um prêmio tão importante quanto esse”.

Além da tese da professora, outros dois trabalhos irão compor a exposição na categoria Utensílios/Protótipo: o FugereUrbem (kit para atividades na natureza), de Ivo de Morais Jr., que foi orientado por Adriano Heemann; e a ColeçãoCasô, de Ana Carolina Lino Buissa e Heitor Aguiar Bordin, que foram orientados por Ronaldo Corrêa.

A lista completa dos vencedores do Prêmio Design MCB pode ser conferida aqui.

A tese de Dulce Albach está disponível no Acervo Digital da UFPR (link).

(Matéria escrita por Vinicius do Prado, sob supervisão de Lorena Klenk)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]