Professores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da UFPR e professora da Universidade italiana de Pádua firmam acordo e trocam experiências. Foto: Rodrigo Juste Duarte
A UFPR recebeu, entre os dias 13 e 29 de novembro, a visita da professora Fiorenza Belussi, que atua na Universidade de Pádua (Università degli Studi di Padova – UNIPD, em italiano), é doutora formada pela Universidade de Sussex do Reino Unido e tem pesquisado sobre inovação e cooperação entre pequenas empresas, especialmente nos distritos industriais italianos.
A vinda de Fiorenza aconteceu em decorrência do convite do curso de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) e de um acordo de cooperação firmado entre a UFPR e a instituição italiana. O ajuste entre as universidades trata sobre a troca de experiências em pesquisa científica, atividades didáticas no âmbito do interesse comum entre ambas, mobilidade de docentes e de estudantes de doutorado, intercâmbio de informações, participações em seminários e encontros acadêmicos.
A Universidade de Pádua foi fundada em 1222, sendo uma das mais antigas do mundo. Possui 15 cursos superiores, além dos cursos de pós-graduação, e atende cerca de 60 mil estudantes.
Enquanto esteve na UFPR, Fiorenza ministrou seminário aos estudantes do PPGADM, além de traçar projetos de pesquisa com a professora Jane Mendes Ferreira e com o professor Fernando Gimenez, ambos do curso em questão. “O objetivo é realizar pesquisas sobre inovação e fatores explicativos de desempenho das empresas de alto crescimento”, revela Jane.
Por Jéssica Tokarski
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]