A Professora Elisa Orth, do Departamento de Química do Setor de Ciências Exatas, foi laureada com o grande prêmio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de tese na área Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar ” Materiais e Biotecnologia”. A solenidade de entrega da sétima edição do Prêmio e do Grande Prêmio Capes de Tese 2012, foi realizada em Brasília, na sede da Capes.
A premiação é constituída pelo Prêmio Capes de Tese e Grande Prêmio Capes de Tese. O primeiro foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade, e concorreram à edição 2012 as teses defendidas em 2011. Dentre os ganhadores do Prêmio Capes de Tese, a melhor em cada um dos três grupos de grandes áreas (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar ─ Materiais e Biotecnologia; e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar ─ Ensino). Cada Grande Prêmio recebeu o nome de um cientista ilustre, cuja pesquisa se enquadre no conjunto em que a premiação é concedida. Na edição deste ano, foram homenageados, respectivamente, Carlos Ribeiro Diniz, Milton Santos e Carolina Martuscelli Bori.
A professora da UFPR recebeu o “Grande Prêmio Capes de Tese, Milton Santos”, que compreendeu em certificado, bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na sua área de pesquisa. Além da professora da UFPR, mais duas pesquisadoras, Caroline Furtado Junqueira e Márcia Almada, receberam U$ 15 mil, da Fundação Conrado Wessel. Os orientadores das pesquisadoras também receberam certificado, e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional, no valor de R$6 mil.
Foram ainda concedidas Menções Honrosas do Prêmio Capes de Tese a outras 78 teses de doutorado defendidas em 2011.
Flaécia Gomes, sob orientação de Ana Paula Moraes