Imagem Padrão

Professora da UFPR recebe o 27º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, da SETI

17 dezembro, 2014
10:21
Por Priscila
Ciência e Tecnologia

A professora lidera o grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia da UFPR. Imagem: Reprodução YouTube

Maria do Carmo Duarte Freitas, professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, é a vencedora na categoria pesquisador extensionista do 27º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013. A solenidade de entrega da premiação aconteceu na última quarta-feira (17), no auditório da Cietep/Fiep.

A doutora em engenheira civil, que lidera o grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia da UFPR, realiza atividades de pesquisa e extensão nas áreas de inovação tecnológica para desenvolvimento de produtos e serviços de informação; engenharia do conhecimento e da informação; Lean Thinking – Lean Office; educação corporativa e mapeamento de competências (e-Rubrica); Tecnologias, Produtos e serviços inovadores e criativos; e gestão da tecnologia na educação. Também atua na área de engenharia com inovação e formação de professores (planejamento, ambientes virtuais e tecnologia da informação).

Prêmio

A premiação é concedida pela Secretaria de Estado do Paraná e tem como objetivo valorizar produções científicas paranaenses, que integrem as categorias de pesquisador extensionista, estudante de graduação, inventores independentes, e jornalistas científicos. A iniciativa também tem como meta ofertar suporte institucional para o desenvolvimento de projetos científicos.

A cada ano o Prêmio contempla, em forma de rodízio, duas grandes áreas de conhecimento. Na edição de 2013, Ciências Humanas e Sociais; e Ciências Agrárias; foram as selecionadas. Além de certificado, os vencedores receberão prêmio em espécie.

Por Celsina Favorito

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]