ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR participa de relatório da ONU

 

Professora da UFPR participa de relatório da ONU

Simone Rechia, professora do Departamento de Educação Física da UFPR, foi convidada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD) para participar, como autora, do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil intitulado “Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todos e todas”.

O trabalho parte da idéia de que

há uma relação positiva entre a prática de atividades físicas e a saúde, sociabilidade, cognição, produtividade e qualidade de vida. O relatório defende a tese de que ao escolher as atividades físicas e esportivas realizadas no tempo livre, em contextos de lazer, o cidadão estará exercendo um direito previsto na constituição brasileira.  Segundo Rechia, “entende-se nesse relatório que o caráter de liberdade é central ao conceito de desenvolvimento. Portanto, envolver-se em atividades físicas e esportivas não é uma obrigação, mas uma escolha”.

A pesquisadora e professora da UFPR aborda no trabalho questões sobre os espaços e equipamento de lazer e esporte de cidades brasileiras, retomando papers como o “Atividades físicas e esportivas e as cidades”, do qual é autora. Neste  artigo Rechia mapeia as principais pesquisas que participa na UFPR, e, em especial, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC).

“A principal ideia do meu artigo é responder a pergunta :As cidades brasileiras possuem espaços de convivência e lugares para experiências urbanas significativas, que contribuem para o desenvolvimento humano dos cidadãos, entre elas as atividades físico-esportivas?”, explica a pesquisadora.

Para responder a questão Rechia avalia vários fatores, que devem ser previstos pelo poder público e privado para qualificar os espaços – escolas, parques, praças, centros esportivos, etc – para que cada cidadão tenha a oportunidade e a liberdade de optar por realizar ou não atividades físicas e esportivas. Rechia reforça ainda que apesar de ser uma escolha a realização ou não das atividades físicas e esportivas, é dever do Estado proporcionar as pessoas o direito de escolha.

Leia o relatório completo aqui.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...