

Simone Rechia, professora do Departamento de Educação Física da UFPR, foi convidada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD) para participar, como autora, do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil intitulado “Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todos e todas”.
O trabalho parte da idéia de que
há uma relação positiva entre a prática de atividades físicas e a saúde, sociabilidade, cognição, produtividade e qualidade de vida. O relatório defende a tese de que ao escolher as atividades físicas e esportivas realizadas no tempo livre, em contextos de lazer, o cidadão estará exercendo um direito previsto na constituição brasileira. Segundo Rechia, “entende-se nesse relatório que o caráter de liberdade é central ao conceito de desenvolvimento. Portanto, envolver-se em atividades físicas e esportivas não é uma obrigação, mas uma escolha”.
A pesquisadora e professora da UFPR aborda no trabalho questões sobre os espaços e equipamento de lazer e esporte de cidades brasileiras, retomando papers como o “Atividades físicas e esportivas e as cidades”, do qual é autora. Neste artigo Rechia mapeia as principais pesquisas que participa na UFPR, e, em especial, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC).
“A principal ideia do meu artigo é responder a pergunta :As cidades brasileiras possuem espaços de convivência e lugares para experiências urbanas significativas, que contribuem para o desenvolvimento humano dos cidadãos, entre elas as atividades físico-esportivas?”, explica a pesquisadora.
Para responder a questão Rechia avalia vários fatores, que devem ser previstos pelo poder público e privado para qualificar os espaços – escolas, parques, praças, centros esportivos, etc – para que cada cidadão tenha a oportunidade e a liberdade de optar por realizar ou não atividades físicas e esportivas. Rechia reforça ainda que apesar de ser uma escolha a realização ou não das atividades físicas e esportivas, é dever do Estado proporcionar as pessoas o direito de escolha.
Leia o relatório completo aqui.