logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR participa de audiência pública sobre Nanotecnologia, na Câmara dos Deputados

Representando a UFPR na audiência pública,  Graciela foi um dos oito especialistas nacionais em Nanotecnologia que participaram da  audiência pública, na Câmara dos Deputados.
Representando a UFPR, Graciela foi um dos oito especialiastas nacionais em Nanotecnologia que participaram da audiência pública, na Câmara dos Deputados.

A professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, da UFPR, teve atuação destacada na audiência pública sobre Nanotecnologia, promovida em 25 de maio no Plenário 8 da Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro foi proposto pelos deputados Sarney Filho (PV/MA), Sandro Alex (PPS-PR) e William Woo (PV-SP).

Mestra em Engenharia Florestal pela UFPR (1986), doutora pela Universidade Federal do Paraná (1993) e pós-doutora em Educação à Distância pela UNED-Espanha (2002), Graciela coordena o Laboratório LCNANO – SISNANO da UFPR e foi um dos oito professores e pesquisadores de destaque nacional convidados para a audiência pública.

Política de Nanotecnolgia

A audiência foi promovida pelas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Seu objetivo foi debater a criação da Política Nacional de Nanotecnologia e a rotulagem dos produtos que a utilizam. O tema é objeto de dois projetos de lei de Sarney Filho.

O deputado elaborou os projetos a partir do princípio da precaução, como premissa de acolhimento no País de novas possibilidades tecnológicas. O PL 5133/13, por exemplo, determina que todos os produtos desenvolvidos com nanotecnologia contenham rótulos com a informação, assegurando aos cidadãos o direito a todos os dados sobre o que consomem.

 

Por Aurélio Munhoz, com Comunicação Lid-PV

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...