logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR lança obra sobre trabalho com fontes

A autora participará de um bate-papo na noite de lançamento, marcada para 14/08 - Foto: Reprodução

Destinado aos professores e graduandos de História, o livro reúne reflexões com base em diferentes documentos ─ desde livros de receitas e álbuns de fotografia até crônicas de jornal, poemas, romances e objetos da vida ─ encontrados esquecidos em museus e em gavetas nas moradias de pessoas comuns.

Editado pela Aymará Educação, “Capítulos de História: o trabalho com fontes” faz parte da Coleção Mundo das Ideias, que tem como objetivo promover estratégias, procedimentos, propostas, informações, ideias relevantes para os professores de diversas áreas e segmentos da educação básica.

Segundo a autora, a professora Marcella Guimarães, que está em seu terceiro livro, a História pode resgatar os laços entre o passado e o presente. “Acredito que o principal diferencial deste livro seja a afirmação de que a História é a própria vida. Hoje, temos a ilusão de que vivemos o eterno presente, desconectados do que as sociedades foram e não engajados no que podem ser. Hobsbawm escreveu algo um pouco engraçado, mas muito verdadeiro, que dizia mais ou menos assim: “As sociedades ainda não aprenderam com a História, mas elas devem continuar tentando! Ou seja, é uma tarefa incessante educar gerações a buscarem em si mesmas e fora delas, olhando outros povos, os vínculos com as suas tradições, não para cultuá-las, mas para refazerem a sua trajetória. Espero que Capítulos de História possam contribuir para essa busca.”, pontua.

Serviço:
Lançamento do livro Capítulos de História: o trabalho com fontes ─ Coleção Mundo das Ideias ─ e bate-papo com a autora Marcella Lopes Guimarães.
Data: 14/08/2012, terça-feira, 19h30
Local: Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação

pt_BRPortuguese