logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR ganha concurso da World Animal Protection por proposta contra sofrimento de animais em sala de aula

A professora do Departamento de Veterinária, Simone Tostes de Oliveira Stedile, foi uma dos três vencedores do concurso “Métodos substitutivos ao Uso Prejudicial de Animais no Ensino Humanitário da Medicina Veterinária e Zootecnia na América Latina”, promovido pela organização World Animal Protection (WAP).

Foram inscritos trabalhos criativos, inovadores e que colaboram diariamente para evitar o sofrimento dos animais nas faculdades da América Latina. FOTO: freepik.com
Foram inscritos trabalhos criativos, inovadores e que colaboram diariamente para evitar o sofrimento dos animais nas universidades da América Latina. FOTO: freepik.com

A proposta da professora foi o desenvolvimento de um modelo de sondagem uretral em cadelas para os treinamentos das aulas de Semiologia. De acordo com a WAP, a seleção dos três trabalhos vencedores seguiu critérios que levaram em consideração: a originalidade do método; a inovação; o impacto do uso deste método substitutivo no corpo docente e no corpo discente; a eficácia pedagógica e a possiblidade de replicação em outras escolas; e, principalmente, o impacto na redução e/ou eliminação do uso prejudicial de animais no ensino da Medicina Veterinária.

“As práticas vencedoras demostraram ser relevantes, eficazes e viáveis; pois mimetizam praticas clínicas, cirúrgicas e semiológicas relevantes para a formação do futuro médico veterinário”, manifestou-se oficialmente a organização. “A World Animal Protection gostaria ainda de parabenizar todos os participantes pelos trabalhos criativos, inovadores e que colaboram diariamente para evitar o sofrimento dos animais, evitando que estes sejam utilizados de forma prejudicial em salas de aula. Permitindo, assim, um ensino ético e humanitário da Medicina Veterinária em nosso continente”, complementou.

Conheça mais sobre as linhas de pesquisa da professora pela plataforma Currículo Lattes
Conheça mais sobre as linhas de pesquisa da professora pela plataforma Currículo Lattes

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...