

A professora Christiane Gioppo do Setor de Educação da UFPR, entregou no início de março, o projeto “Espaços de Leitura” para o ministro da Educação Aloizio Mercadante. O projeto visa ampliar os espaços e experiências de leitura aos estudantes das aldeias da etnia Terena, nas regiões próximas das cidades de Aquidauana, Anastácio e Miranda, no Mato Grosso do Sul.
Além disso, a proposta tem a intenção de viabilizar um espaço para o acervo de livros, uma sala de reuniões, outra de informática e uma secretaria. A iniciativa também foi adaptada para possibilitar a implantação em todas as aldeias Terena dos referidos municípios. A entrega oficial do projeto ocorreu durante uma palestra do ministro Mercadante na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Na oportunidade, foi agendada uma reunião com a professora Christiane e o ministro, no mês de maio, em Brasília. Outro objetivo da medida é diminuir os problemas de alfabetização bilíngue.
Trabalho ─ Nas localidades em que o projeto deverá ser implementado, estão sendo realizadas as obras de pavimentação da Estrada BR 262, próximas das cidades de Corumbá e Anastácio. Por causa das obras e do Termo de Cooperação mantido entre a UFPR ─ Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI) e o Departamento Nacional de Transportes (Dnit), ainda está em desenvolvimento um Programa de Educação Ambiental (PEA) nas comunidades afetadas pelo empreendimento. Neste processo de conscientização, são realizadas algumas oficinas com as publicações das histórias do “Saci” na língua Terena, buscando relacioná-las com as questões ambientais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI).