Na quinta-feira (9/02), será lançada nacionalmente a 4ª edição do curso a distância “Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento (Supera). O curso foi elaborado por profissionais ligados às universidades federais de todo país, com grande experiência nas áreas de política sobre drogas, prevenção do uso abusivo ou tratamento da dependência de álcool ou outras drogas. A coordenação geral é da professora Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
No Paraná, a coordenação é da professora Roseli Boerngen de Lacerda do Departamento de Farmacologia da UFPR, também uma das autoras do curso. O lançamento será às 9 horas, em rede nacional, gerada na televisão universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e poderá ser acompanhado por web-conferência no Anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, no Centro Politécnico. Para mais informações o contato pode ser feito pelo e-mail boerngen@ufpr.br
Proposta ─ O principal objetivo do Supera é capacitar profissionais das áreas da Saúde e Assistência Social para intervir precocemente no problema decorrente do uso indevido do álcool e outras substâncias. Visa ainda o profissional, que vai atuar no usuário de drogas, o faça de maneira livre de preconceitos e com habilidades práticas adquiridas no curso. A duração é de três meses com a carga horária de 90 horas e certificado emitido pela Unifesp.
A promoção é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia (Afip), a Unidade de Dependência de Drogas (Uded) do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo.
Por: Sônia Loyola