logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zacarias Alves de Souza Filho é homenageado nos 100 anos do curso de medicina da UFPR

Professor Zacarias Alves de Souza Filho - Foto: HC
Professor Zacarias Alves de Souza Filho - Foto: HC

Na semana em que a UFPR comemora os 100 anos do curso de Medicina, a disciplina de Técnica Operatória homenageou, nesta quarta-feira (7), o professor Zacarias Alves de Souza Filho.

A homenagem foi feita durante a entrega de mais de R$150 mil em materiais acadêmico-cirúrgicos por parte da diretora do setor de Ciências da Saúde, Claudete Regiane. Os beneficiados são os alunos do curso de Técnica Operatória, que foram representados por José Lucas Molosti Teodoro Rodrigues e Ingrid Lorreane Ferreira de Carvalho, discentes do quinto período e representantes do diretório acadêmico Nilo Cairo.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, enalteceu o professor Souza Filho, entre outros predicativos, como “uma grande figura humana e um grande médico e cirurgião”. Claudete Regiane, o exaltou como referência, “pois ensinou os passos, cuidados e conceitos que uso até hoje”, enfatizou. O diretor geral do Hospital de Clínicas (HC), Flávio Daniel Saavedra Tomasich, que também é coordenador da disciplina de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, fez coro às homenagens àquele que “dedicou a sua vida contribuindo ativamente para a formação de gerações de profissionais e professores”. A professora Maria de Lourdes Pessoli Biondo Simões, por sua vez, enfatizou como foi importante para sua biografia ter o apoio do professor Zacarias, tanto na docência, quanto nas pesquisas acadêmicas. “Não tenho palavras para agradecê-lo, pois ele merece todo nosso respeito e carinho.”

Professor Zacarias ao lado do vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari - Foto: HC

O homenageado disse considerar que a homenagem não foi justa, pois muitos dos seus colegas é que o ajudaram tornar a disciplina tão importante. Ainda ressaltou o aspecto humano com que devem ser tratados os animais durante os cuidados da disciplina e, depois, todas as pessoas. “Agradeço a vocês meus amigos pela amizade, por trabalharmos tantos anos juntos. Agradeço a todos. Estou muito sensibilizado. Agradeço muito a vocês!”, concluiu o professor Zacarias emocionado.

Depois, das homenagens, foi descerrada uma placa em homenagem ao professor Zacarias com os seguintes dizeres: “Ao professor Dr. Zacarias Alves de Souza Filho. Exemplo de ser humano e postura ética, o reconhecimento e a homenagem dos seus colegas e ex-alunos.”

Graduado em Medicina em 1958, Zacarias Alves de Souza Filho é professor emérito da UFPR, onde atuou por mais de quatro décadas, e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É ainda membro-fundador e titular emérito da Academia Paranaense de Medicina e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Com informações da Assessoria de Marketing do HC

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...