logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor Flávio Zanette recebe nesta sexta-feira título de Cidadão Honorário do Paraná

Prof. Flávio Zanette
Prof. Flávio Zanette

O professor Flávio Zanette, professor titular da Universidade Federal do Paraná, recebe nesta semana mais uma homenagem: o título de Cidadão Honorário do Paraná. A solenidade será nesta sexta-feira, 3 de junho, às 15 horas, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.  A proposição foi do deputado Rasca Rodrigues (PV), ex-aluno da instituição. “Vejo a homenagem como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na UFPR, que está à frente de importantes projetos para a preservação do nosso pinheiro do Paraná”, diz o professor.

Nascido em Criciúma (SC), Flávio Zanette atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Com extensa produção técnica e científica, publicou até agora 99 artigos científicos, 26 livros, 27 capítulos de livros e 93 artigos resumidos em Congressos. Desenvolve desde 1985 relevante pesquisa sobre a Araucaria angustifolia, o pinheiro do Paraná, sendo um de seus principais estudiosos.

O professor Zanette é responsável por pesquisas que geraram o pinheiro de proveta, cujo objetivo é ajudar a evitar a extinção dessa espécie de araucária, em risco elevado. Também defende as técnicas de enxerto como uma saída para estimular o plantio econômico da espécie, assim contribuindo para sua preservação. Entre as vantagens da araucária enxertada está o início de produção de pinhões em período inferior a 10 anos (sem a técnica, a produção só começa entre 12 e 15 anos).

Entre as homenagens já recebidas pelo professor Flávio Zanette estão premiações e títulos como “Bicho do Paraná”, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC); Cidadão Honorário de Curitiba, Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia (1998), Prêmio Qualidade de Vida Ambiental da Assembleia Legislativa do Paraná e título de Cavalheiro da República Italiana, do governo italiano.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...