logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor Eduardo da Silva assume direção do Campus de Jandaia do Sul com compromisso de apoiar educação pública e desenvolvimento regional

O novo diretor do Campus de Jandaia do Sul, professor Eduardo Teixeira da Silva. Imagem: Assessoria de Comunicação/Fotografia da Câmara Municipal de Jandaia do Sul.
O vice-diretor do campus, professor José Padilha de Souza. Imagem: Assessoria de Comunicação/Fotografia da Câmara Municipal de Jandaia do Sul.

O professor-doutor Eduardo Teixeira da Silva assumiu nesta segunda-feira (27_ a direção do Campus da UFPR em Jandaia do Sul, na sede da Câmara Municipal, para um mandato de quatro anos. O vice-diretor é o professor-doutor José Eduardo Padilha de Sousa.

Diretor pró-tempore do campus, Silva assumiu o comando da unidade com o compromisso de se empenhar para melhorar a educação pública e lutar pelo crescimento da região, transformando Jandaia do Sul em um polo de educação e de tecnologia.

Quero agradecer à UFPR pela oportunidade que tive como professor e diretor do Setor de Ciências Agrárias. Hoje, coloco minha experiência à disposição do campus avançado de Jandaia do Sul para colaborar com o desenvolvimento da região”, disse, ao lado do vice-diretor, José Eduardo Padilha de Sousa.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, disse que fez questão de participar da posse para reafirmar o compromisso da gestão com o campus e com o desenvolvimento da região. “A gestão atual está empenhada em fazer todos os esforços para dinamizar o desenvolvimento regional”, comentou.

Participaram da solenidade o prefeito e o vice-prefeito de Jandaia do Sul, respectivamente Benedito José Pupio e Valdecir Albieri; o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal, André Saddi Pires e Lauro Silva Junior, os sete demais vereadores do município; o deputado federal Alex Canziani e ainda o pró-reitor de Administração da UFPR, Marco Cavalieri. 

Nova sede e regimento

Eduardo Silva foi eleito em novembro para o cargo, com 72% dos votos. Uma das suas principais propostas é a construção da sede do campus em Jandaia do Sul, que opera provisoriamente na sede da Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan) e tem cinco cursos – Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação.

Estamos na fase de elaboração do projeto e da licitação. A obra será realizada em pelo menos dois anos”, diz Silva. A UFPR ganhou um terreno da prefeitura para a construção da obra, com dez alqueires (cerca de 24 mil metros quadrados). Outra meta do professor é a implantação do regimento do campus. “Uma comissão está estudando este assunto”, disse. 

Perfis

Eduardo Teixeira da Silva possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente, é consultor ad hoc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Construções Rurais.

José Eduardo Padilha de Sousa é bacharel em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestre (2008) e doutor (2012) em Física pela Universidade de São Paulo-USP (2008). Realizou seu pós- doutorado de 2012 a 2015, também na USP, com bolsa FAPESP, e ainda em 2014 na University of California Santa Barbara. Atualmente, é professor adjunto na UFPR.

Da esquerda para a direita: o vereador André Pires, o professor Eduardo Teixeira da Silva, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, o professor José Padilha de Souza, o prefeito Benedito Pupio e o pró-reitor Marco Cavalieri. Imagem: Assessoria de Comunicação/Fotografia da Câmara Municipal de Jandaia do Sul.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...