logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor do Departamento de Economia recebe prêmio nos Estados Unidos

MarcoCavalieri
Imagem: Divulgação

O ano de 2016 começou com o pé direito para o professor Marco Antonio Ribas Cavalieri, do Departamento de Economia da UFPR, que recebeu o prêmio James Street Scholar da Association for Evolutionary Economics. O docente está fazendo seu pós-doutorado na Universidade de Chicago, junto ao Centro de Estudos Latino-Americanos, o Comitê de Estudos Conceituais e Históricos da Ciência e o Departamento de Sociologia da instituição.

O prêmio é voltado para economistas latino-americanos que se destaquem na área da economia evolucionária e institucionalista. “Eu fui contemplado porque membros da direção da associação me indicaram. Nesse ano, ao contrário do que fazia há algum tempo, a associação decidiu dar um prêmio a um economista mais novo, de menos de 40 anos, mas que se destaca-se na promoção do tipo de economia promovido pela associação”, explica o professor.

Essa foi a primeira vez que venceu uma premiação internacional, porém, no ano passado, uma dissertação orientada por ele foi contemplada com o terceiro lugar no Prêmio Brasil de Economia, do Conselho Federal de Economia. Além disso, logo cedo na vida acadêmica, em 2004, a sua monografia sobre a história econômica da erva-mate recebeu o terceiro lugar no prêmio Paraná de Economia, do Conselho Regional de Economia do Paraná.

Para Cavalieri, o prêmio não é apenas uma conquista pessoal, mas reconhece o trabalho que vem sendo realizado no Departamento de Economia da UFPR e na Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. “Todos os colegas, principalmente da pós-graduação, vem trabalhando arduamente para manter nosso programa entre os melhores do Brasil”, aponta o pesquisador. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade tem nota 6 na avaliação da Capes.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...