ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR participa de obra científica em editora internacional

Wiliam Demétrio, Jair Dionísio e Arlei Maceda (foto Leo Bettinelli)

O professor Jair Alves Dionísio, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, acaba de participar de um livro lançado pela plataforma internacional InTechOpen. A convite da própria editora, ele e mais dois profissionais escreveram um dos capítulos da obra “Earthworms – The Ecological Engineers of Soil” (Minhocas: os engenheiros ecológicos do solo), que tem como organizador o professor Sajal Ray, da University of  Calcutta- Índia.
A IntechOpen é a editora líder mundial de livros de acesso aberto, construída por cientistas para cientistas. Em plataforma de internet, a editora disponibiliza 3.550 livros de acesso aberto, tem 108 mil autores e editores acadêmicos, 560 mil visitantes por mês e 57 mil citações no Web of Science, principal índice científico mundial.
A equipe formada pelo professor Jair Dionísio, Wilian Carlo Demétrio (doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) e Arlei Maceda (Coordenador do Laboratório de Nematologia da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), escreveu o capítulo sobre “Minhocas e Nematóides: interações funcionais e ecológicas”. O convite foi feito após a publicação do artigo do grupo “Como reduzir o número de galhas de Meloidogyne paranaensis em raízes de tomateiro usando minhocas?” em uma revista internacional.
“Inicialmente fiquei surpreso com o convite, e depois muito motivado a continuar as pesquisas feitas aqui na UFPR, que são inéditas no país e incipientes mundialmente”, diz o professor Jair Dionísio.
O livro já está disponível na plataforma e pode ser acessado por capítulos ou integralmente no link https://www.intechopen.com/books/earthworms-the-ecological-engineers-of-soil.  O preço da cópia impressa integral é de 140 euros.

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...