Imagem Padrão

Professor da UFPR lança livro sobre gestão de recursos florestais em propriedades rurais

28 setembro, 2016
13:10
Por
Ciência e Tecnologia

No último dia 21 de setembro, o professor Alessandro Camargo Angelo, do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná, em co-autoria com Karen Koch Fernandes de Souza, doutora em Engenharia Florestal pela UFPR e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), lançou o livro “Programa Gestor de Recursos Florestais”. O objetivo da publicação é trazer informações sobre o uso dos recursos florestais na propriedade rural sob três vertentes diferentes: uso de espécies florestais exóticas de caráter comercial; uso econômico de espécies florestais nativas; e restauração de áreas com espécies nativas e adequação ambiental de propriedades rurais.

O programa trata da importância dos recursos florestais para a sociedade, destacando os benefícios oriundos da adequação ambiental de propriedades e aqueles obtidos a partir da geração de renda com os produtos vindos destes recursos. “A geração de renda pode se dar por meio de produtos obtidos da madeira e também de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM)”, explica o professor. Dentre os primeiros, destaca-se a madeira serrada, painéis, produtos da madeira processada como o mdf, a produção de celulose, a obtenção de energia a partir de lenha, carvão, pellets e briquetes. Já o PFNM envolvem produtos alimentícios como a erva-mate e o pinhão, gomas e resinas, látex e essências aromáticas.

A obra enfatiza, ainda, o papel das florestas na conservação de solos e água, da manutenção da biodiversidade e de amenização no efeito estufa. “Espera-se que, somando a experiência dos produtores rurais com informações contidas no ‘Programa Gestor de Recursos Florestais’, práticas acessíveis contribuam para uma produção eficiente de matérias-primas de origem florestal”. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Souza Cruz S/A.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]