logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR lança livro sobre gestão de recursos florestais em propriedades rurais

No último dia 21 de setembro, o professor Alessandro Camargo Angelo, do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná, em co-autoria com Karen Koch Fernandes de Souza, doutora em Engenharia Florestal pela UFPR e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), lançou o livro “Programa Gestor de Recursos Florestais”. O objetivo da publicação é trazer informações sobre o uso dos recursos florestais na propriedade rural sob três vertentes diferentes: uso de espécies florestais exóticas de caráter comercial; uso econômico de espécies florestais nativas; e restauração de áreas com espécies nativas e adequação ambiental de propriedades rurais.

O programa trata da importância dos recursos florestais para a sociedade, destacando os benefícios oriundos da adequação ambiental de propriedades e aqueles obtidos a partir da geração de renda com os produtos vindos destes recursos. “A geração de renda pode se dar por meio de produtos obtidos da madeira e também de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM)”, explica o professor. Dentre os primeiros, destaca-se a madeira serrada, painéis, produtos da madeira processada como o mdf, a produção de celulose, a obtenção de energia a partir de lenha, carvão, pellets e briquetes. Já o PFNM envolvem produtos alimentícios como a erva-mate e o pinhão, gomas e resinas, látex e essências aromáticas.

A obra enfatiza, ainda, o papel das florestas na conservação de solos e água, da manutenção da biodiversidade e de amenização no efeito estufa. “Espera-se que, somando a experiência dos produtores rurais com informações contidas no ‘Programa Gestor de Recursos Florestais’, práticas acessíveis contribuam para uma produção eficiente de matérias-primas de origem florestal”. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Souza Cruz S/A.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...