logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR é indicado para integrar Comitê de Assessoramento do CNPq

O professor da UFPR e diretor do Setor de Ciências Jurídicas, Ricardo Marcelo Fonseca, é o novo pesquisador da Universidade a fazer parte dos Comitês de Assessoramento do CNPq (CAs). A seleção para fazer parte dos CAs é realizada de acordo com a área de atuação e conhecimento do profissional. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), entre os pesquisadores de produtividade em pesquisa nível 1, com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.

Fonseca será membro titular do Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia (CA-CS), com mandato de três anos. Outros sete professores da UFPR também integram esses comitês do CNPq em diversas áreas, reforçando a referência nacional da produção acadêmica da Universidade. “Para um pesquisador, o reconhecimento pelos seus próprios pares significa um enorme prestígio. Agora é buscar desempenhar um trabalho que valorize o mérito acadêmico e seja embasado em absoluta impessoalidade”, afirma o professor.

Assessoria Científico-Tecnológica

Para analisar, julgar, selecionar e acompanhar os pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos, o CNPq conta com o apoio de milhares de pesquisadores que constituem sua Assessoria Científico-Tecnológica, formada pelos CAs, pela Comissão de Assessoramento Técnico-Científico (CATC), pelo Núcleo de Assessores em Tecnologia e Inovação (Nati) e pelos consultores Ad Hoc . Esses pesquisadores, individualmente ou em grupos, têm atribuições específicas e atuam de acordo com suas especialidades.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...