Imagem Padrão

Professor da UFPR ajuda em missão na Bolívia

23 fevereiro, 2006
00:00
Por

Renato Lima, professor da UFPR e também consultor da ONU para o Meio Ambiente, está participando de mais uma missão emergencial no exterior, agora na Bolívia.

A Bolívia está enfrentando grandes inundações com 35 dias de chuvas intensas, especialmente na região de Santa Cruz. “Estamos com muitíssimo trabalho. A situação é bastante complexa, o Rio Grande mudou seu curso a 40 quilômetros de distância e com mais de 100 quilômetros de novo curso, arrasando povoados inteiros”, explica o pesquisador Renato Lima, ao informar que não se sabia para onde seria a evolução.

Várias organizações internacionais estão trabalhando na região: A Venezuela enviou grupos de resgate; Cuba enviou 150 médicos, lonas para 400 barracas e dinheiro; a Argentina ; a Petrobras da Bolívia contribuiu com doações de água. Japão, EUA e outros países também estão ajudando, através de todas as agências da ONU.

O professor da UFPR, que integra o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Nimad – e o CENACID – Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná, retorna no próximo sábado, quando será substituido.

Foto(s) relacionada(s):


Rio Grande, na Bolívia
Foto: Renato Lima

Fonte: Leticia Hoshiguti

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]