logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da pós-graduação ganha prêmio Jovem Geneticista

Pesquisas realizadas pelos professores e alunos da Universidade Federal do Paraná estão ganhando destaque não só no Estado, como no Brasil e também no exterior.

O professor Danillo Gardenal Augusto, pós-doutorando, professor colaborador do programa de pós-graduação em Genética da UFPR, é ganhador do Prêmio Jovem Geneticista 2016, prêmio máximo da Sociedade Brasileira de Genética.

A premiação é uma oportunidade para os recém-doutores se destacarem no meio científico.A entrega da honraria ocorreu durante a cerimônia de encerramento do 62º Congresso Brasileiro de Genética, que aconteceu na cidade de Caxambu, Minas Gerais.

A linha de pesquisa do professor Danilo é a Genética Humana, com ênfase em Genética Molecular Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: imunogenética, susceptibilidade genética a doenças infecciosas (HBV, HIV, hanseníase) e autoimunes (pênfigo, artrite reumatoide), genética de populações, genética molecular, expressão gênica diferencial, genes KIR (killer cell immunoglobulin-like receptors), HLA, técnicas moleculares.

Até o ano de 2015, o grupo do laboratório de genética molecular humana da UFPR publicou mais de 115 trabalhos completos em periódicos científicos de circulação internacional e mais de 220 resumos em anais de Congressos, resultantes dos projetos de pesquisa desenvolvidos no LGMH e em colaboração com pesquisadores de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

No mesmo período, foram concluídos dois pós-doutorados, oito teses de doutorado, 22 dissertações de mestrado, duas dissertações de especialização, 18 monografias de bacharelado e mais de 60 estágios de iniciação científica e voluntariados acadêmicos.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...