logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da Croácia visita a UFPR

Professores João Bespalhok, Milan Mesic e Luis Lucchesi (foto SM)
Professores João Bespalhok, Milan Mesic e Luiz Lucchesi

O Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná está recebendo esta semana o professor Milan Mesic, da Faculdade de Agricultura da Universidade de Zagreb, na Croácia. Esta visita faz parte de um projeto de aproximação da UFPR com a Universidade Zagreb, financiado pelo programa internacional ERASMUS+.

Durante esta semana, o professor Mesic está conhecendo os diferentes cursos de graduação e pós-graduação e a infraestrutura do Setor de Ciências Agrárias. Também irá participar como palestrante do IV Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola de Resíduos de Origem Urbana, Rural e Industrial”, realizado até dia 16 no Setor.

Em poucos dias na instituição, Mesic já aponta que há várias similaridades na infraestrutura das duas instituições. Ele observa diversas possibilidades de parcerias, em pesquisas conjuntas e mobilidade de estudantes e professores. “A formação de um bom profissional passa pelo conhecimento de outras realidades”, destaca. A Universidade de Zagreb é a maior da Croácia e a mais antiga do Sudeste Europeu. Foi fundada em 1669 e atualmente possui cerca de 70 mil estudantes.

Dentro do programa, está prevista a visita do professor Luiz Lucchesi, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, à Universidade de Zagreb, em outubro, e a mobilidade acadêmica (intercâmbio) de um estudante do curso de Agronomia. Para Lucchesi, a visita será uma oportunidade de fazer conexões e criar um interesse pelo Brasil e pelas pesquisas realizadas aqui. O coordenador do curso de Agronomia, João Carlos Bespalhok Filho, destaca que que o Setor de Ciências Agrárias passa por um forte movimento de internacionalização.

pt_BRPortuguese