Proec realiza balanço da gestão atual

03 outubro, 2014
15:28
Por prograd
0
Extensão e Cultura

Em reunião na manhã desta sexta-feira (3), a pró-reitora de Extensão e Cultura Deise Cristina de Lima Picanço fez um balanço dos oito meses de sua gestão à frente da unidade. Na oportunidade, estavam presentes os representantes das coordenadorias da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), servidores e bolsistas.

“Nesses oito meses de gestão foram incorporadas mais atividades que as habituais do setor como a reestruturação das várias unidades. Neste caminho, foram priorizados três eixos estruturais – Pesquisa, Extensão e Cultura”, expôs a pró-reitora. Sobre o trabalho da área de Cultura, lembrou dos vários eventos promovidos ao longo deste período como a temporada dos grupos artísticos; o Festival de Inverno da UFPR em Antonina; a semana literária, o seminário das universidades da região sul (Seurs) e a “6ª Semana de Ensino,Pesquisa e Extensão” (Siepe), que será realizada na próxima semana, no período de 6 a 8 de outubro.

25 anos – A pró-reitora destacou também a comemoração dos 25 anos da Proec, no próximo ano e o lançamento da Agenda da UFPR 2015 que terá como tema central a coletânea de cartazes do Festival de Inverno. Uma inovação na Proec é a implantação da Coordenadoria de Ações Institucionais de Extensão (Caiex), que tem como representante o professor Leandro Franklin Gorsdorf, da área de Direitos Humanos.

Caiex – Segundo o professor Gorsdorf, uma das finalidades da coordenadoria é o atendimento das demandas sociais com ações de fortalecimento no estado. Outros objetivos dizem respeito ao diálogo com as diversas unidades da universidade; captação de recursos e à divulgação do caráter extencionista da UFPR. Ainda três eixos importantes mobilizam a coordenadoria: Núcleo de Direitos; UFPR e Movimentos Sociais e o Institucional, explicou o professor.

Complementando, o coordenador salientou que o primeiro segmento trata das demandas dos grupos sociais vulneráveis, agregando projetos anteriores e atuais; a segunda linha é voltada à construção de uma conexão mais organizada entre os diversos movimentos sociais do Paraná e a instituição e, o terceiro módulo, envolve o desenvolvimento de critérios e parâmetros para a criação dos projetos institucionais, fortalecendo a atividade nas várias áreas do conhecimento.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]