Imagem Padrão

Procuradora da UFPR recebe homenagem “Personalidade Afro-Paranaense”

20 novembro, 2017
16:00
Por
UFPR

Dora Lucia de Lima Bertulio, Procuradora da UFPR, com o diploma de “Personalidade Afro-Paranaense”.
Foto: Gerson Saher

Dez mulheres receberam hoje o diploma de “Personalidade Afro-Paranaense” do Governo do Estado do Paraná. Entre as homenageadas do evento está Dora Lucia de Lima Bertulio, Procuradora da Universidade Federal do Paraná.

Dora Bertulio já atuou como Procuradora-Geral na Universidade Federal do Paraná, no Incra e na Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, lecionou as disciplinas de Direito do Estado, Direitos Humanos, Relações Raciais e de Gênero na Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de Mato Grosso.

A Procuradora participou ativamente dos processos de implementação de programas de ação afirmativa para inclusão de população negra no Ensino Superior e mercado de trabalho. Bertulio também colaborou com a implementação das cotas nas Universidades Federais de Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Sergipe e instituições estaduais do Paraná.

As homenageadas foram escolhidas em razão do compromisso com a promoção da igualdade racial e pelas ações de valorização da população negra.

A solenidade marca o Dia da Consciência Negra e é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEEC).

Personalidades homenageadas

As dez personalidades homenageadas são: Ana Maria Santos da Cruz (Comunidades Quilombolas), Clemilda Santiago Neto (História), Clemildes Ferreira Bahr (Cultura Popular), Dalzira Maria Aparecida (Religião de Matriz Africana), Dora Lucia de Lima Bertulio (Direito), Dulcinéia Novaes (Comunicação), Edna Aparecida Coqueiro (Educação), Geisa Costa (Artes), Michelle Mara (Juventude) e Nará Souza Oliveira (Educação).

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]