logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pró-Reitoria de Graduação da UFPR empossa coordenadores

Os coordenadores empossados, ao lado do reitor Ricardo Marcelo Fonseca (centro) e do pró-reitor Eduardo Barra: grandes desafios em 2017. Imagem: Samira Chami Neves.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPR empossou nesta quarta-feira (26) os coordenadores que responderão pelas nove áreas de atuação da unidade.

Os professores-doutores empossados são: coordenadora de Estudos e Políticas Inovadoras na Graduação, Laura Ceretta Moreira; coordenador de Políticas de Acesso e Permanência, Julio Gomes; coordenadora de Políticas de Ensino na Graduação, Maria Tereza Carneiro Soares; coordenadora de Políticas de Formação de Professores, Catarina Moro; e o coordenador Geral do Núcleo de Concurso, Mauro José Belli.

Foram empossados ainda os seguintes técnicos-administrativos: coordenadora de Políticas de Acompanhamento Acadêmico, Madlaine Célia Schreiber; coordenador de Políticas de Avaliação Institucional e Ensino, Cid do Espirito Santo Quintino; e o coordenador Geral de Estágios, Walter Dilay. A coordenadora de Integração e Políticas de Educação a Distância, professora-doutora Maria Josele Bucco Coelho, toma posse na próxima semana.

Competência e dedicação

O pró-reitor de Graduação, Eduardo Barra, destacou a “qualidade, dedicação e  sabedoria” do grupo. Na sua avaliação, nenhuma unidade da UFPR se reflete tanto no cotidiano dos alunos quanto a Prograd, o que revela a importância dos empossados. Barra destacou ainda a relevância da unidade como apoiadora dos coordenadores dos cursos de graduação, seu papel de prestadora de serviços e a necessidade de o grupo sempre ouvir a comunidade acadêmica, de forma democrática. A UFPR tem 130 cursos de graduação e cerca de 28 mil alunos.

“Não teremos bons resultados na Prograd sem o retorno da comunidade”, comentou o pró-reitor, que também lançou um desafio para o grupo – a implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Prograd. “Vamos iniciar este processo na semana que vem. É um grande desafio que trago para vocês. O PDI tem que surgir da cabeça dos técnicos”, comentou.

União da comunidade acadêmica

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a qualidade do grupo e esclareceu que a escolha dos nomes seguiu critério exclusivamente técnico. “O critério foi técnico em reconhecimento a competências já comprovadas”, disse ele, que ressaltou ainda a importância da Prograd para a vida acadêmica. “Cada uma destas coordenações tem função crucial para o funcionamento da UFPR em geral e dos cursos de graduação, em particular”.

O reitor também afirmou que a administração da UFPR prossegue na sua linha de dialogar com a comunidade, advertiu para crise orçamentária enfrentada pelas Universidades e defendeu a unidade de todos para superar o momento difícil vivido pelo País. “É preciso que estejamos todos juntos para caminhar nestes tempos turbulentos que vivemos”, afirmou Ricardo Marcelo, referindo-se às restrições orçamentárias sofridas pelas Universidades neste ano.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...