logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pró-reitores de extensão da região sul realizam fórum na UFPR

Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul . Foto Leonardo Bettinelli
Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul . Foto: Leonardo Bettinelli

“A curricularização da extensão permite um amplo debate sobre o tema em todos os cursos de graduação das universidades públicas. A implantação da medida possibilita que os alunos conheçam de perto as diversas realidades da construção da vida”, explicou a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Teresinha Wailler. Compartilha da mesma opinião a pró-reitora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professora Marilise do  Rocio Oliveira.

“O assunto compõe as discussões no Congresso Nacional há mais de 10 anos”, concordaram as professoras. Ambas participam  do “Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul” (do qual são coordenadoras), que reúne representantes de mais de 20 instituições de Ensino Superior públicas do sul do país. O fórum iniciou na manhã desta sexta-feira (18), na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) – Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, 3º andar.

PNE – Um dos pontos altos da pauta é justamente a implementação da Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), referente a inserção da modalidade de extensão no currículo dos cursos de graduação. “A proposta viabiliza que os alunos se defrontem com os desafios da sociedade e com as demandas sociais da atualidade. Com esta perspectiva, o encontro também traz a troca de experiências entre os representantes das demais universidades”, destacou a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, professora Deise Cristina de Lima Picanço.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul . Foto: Leonardo Bettinelli
Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul . Foto: Leonardo Bettinelli

 

Extensão – Ainda no programa deste dia de atividades, serão abordados pelos participantes os indicadores de extensão para a matriz orçamentária das instituições; o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs); o Encontro do Fórum Nacional, em São Bernardo do Campo, previsto para o mês de maio próximo; o Congresso Brasileiro de  Extensão, que será realizado em em Ouro Preto, no final deste ano, além de outros assuntos que interessam ao segmento.  “A abertura da extensão para todos os cursos de graduação é um processo que deverá envolver, de forma efetiva, toda a comunidade universitária da UFPR, refletiu a pró-reitora Deise Picanço.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...