O workshop “ Exatas/UFPR Comunidade: Interação para o Desenvolvimento” tem a finalidade de apresentar ao setor produtivo as possibilidades que a UFPR pode oferecer para firmar parcerias, pesquisando novos produtos ou oferecendo a tecnologia já disponível.
O encontro será aberto com palestra do diretor executivo da Agência de Inovação da Unicamp, Roberto de Alencar Lotufo. O diretor estará explicando a experiência da Universidade de Campinas nas parcerias com o setor produtivo. Os participantes do encontro também poderão visitar a exposição sobre as atividades de pesquisa e extensão em desenvolvimento nos Departamentos de Estatística, Química, Matemática, Desenho, Física e Informática.
No início da tarde será feita uma visita aos principais laboratórios. Os pesquisadores estarão explicando tudo que poderá ser feito e também a tecnologia já disponível. Para se ter uma idéia, só o Departamento de Informática tem seis laboratórios onde são estudados novos softwares, processamento de imagens, entre os mais variados assuntos ligados da área. Grande parte deles pode prestar serviços para a comunidade.
Este será o primeiro de diversos encontros nos Setores da UFPR com a finalidade de apresentar o potencial de pesquisa e de serviços da instituição. É uma das atividades do Portal de Relacionamento, inaugurado no mês passado para atrair parcerias. Diversos contatos têm sido feitos, de acordo com o coordenador da unidade, professor Vanderlei Veiga. Uma das parcerias já firmadas é entre o Departamento de Física e o TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná para o desenvolvimento de um sensor de biodiesel e um medidor de umidade da madeira. Há outras seis parcerias em andamento que poderão ser consolidadas nos próximos dias.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: ACS
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]