Edifício histórico abriga a Agência Universidade Federal Curitiba

11 julho, 2012
17:56
Por
0
Extensão e Cultura

Nova agência da Caixa - Foto: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal inaugurou nesta quarta-feira (11 de julho), em Curitiba (PR), as novas instalações da Agência Universidade Federal Curitiba. A unidade está localizada na esquina das ruas XV de Novembro e General Carneiro, no centro de Curitiba, em frente ao complexo da Universidade Federal do Paraná.

A agência funcionou durante 35 anos como um posto de atendimento bancário dentro do campus Reitoria, atendendo professores e servidores da universidade. Transformada em agência em outubro 2011, ganhou novas instalações em ambiente externo, mais amplo e moderno, e continuará atendendo os servidores públicos federais e também a comunidade do centro da cidade, comerciantes, prestadores de serviços e residentes.

O edifício das novas instalações possui uma parte histórica e um anexo moderno, construído especialmente para a agência. O imóvel histórico, onde antes funcionava a Associação dos Funcionários da Universidade Federal do Paraná (Asufepar) é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) da Prefeitura de Curitiba. O projeto de transformação em agência bancária precisou ser aprovado pela Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) antes da liberação do alvará da obra.

As novas instalações ocupam uma área de 312m², construída dentro das exigências de uma política ambientalmente correta. A agência recebeu piso tátil para pessoas com deficiência visual e assentos reservados e sinalizados para atendimento preferencial a pessoas com necessidades especiais, como idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo, com todos os padrões exigidos de acessibilidade. O modelo de sinalização interna está alinhado a um dos desafios estratégicos da Caixa, que é ser referência em atendimento, valorizando o acesso, satisfação e comodidade dos clientes e do público em geral.

Além de possibilitar mais conforto aos clientes e a realização de novos negócios, as novas instalações são uma homenagem da Caixa para a Universidade Federal do Paraná, que este ano completa 100 anos de fundação e é considerada a primeira universidade do Brasil.

Equipe da agência - Foto: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

Presente no evento de inauguração, o vice-presidente da Caixa, Paulo Roberto dos Santos, elogiou as novas instalações da agência e lembrou de seus tempos de estudante da UFPR: “tenho muito orgulho de ter sido aluno da Universidade Federal do Paraná, onde vivi intensamente minha vida estudantil.”

Também estiveram no café da manhã da inauguração o assessor especial do reitor, Norton Nohama, os gerentes regionais da superintendência Curitiba Leste, Arielson Bittencourt e Altamir Risso, a gerente administrativa Giselle Regina Matioski, os gerentes de filial, Marcos Renato Varasquim, Rafael Alberto Schapinski e Cybelle Radominski Demattê, a gerente geral da Agência Universidade Federal Curitiba, Soraia Hungaro da Silva Paz, além da equipe da agência, colegas da Caixa e convidados.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]