logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PRA faz trabalho de prevenção em prédios da UFPR

Reunião no Setor de Humanidades
Reunião no Setor de Humanidades

“Prevenir é o melhor remédio”. A frase é clichê mas traduz o espírito da Administração da  Universidade Federal do Paraná quando a segurança da comunidade acadêmica entra em discussão. A Pró-Reitoria de Administração (PRA) iniciou um trabalho em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná para revistoriar todos os prédios e espaços da universidade.

O trabalho iniciará em breve com o Edifício Dom Pedro I, no complexo da Reitoria, que necessita de uma escada e uma rota de fuga para o caso de incêndio. Uma dificuldade é o fato do prédio ser tombado pelo Patrimônio Histórico, já que uma das opções de instalação da escada alteraria as características originais da fachada. “Aguardamos a visita do corpo de bombeiros para que possamos planejar a melhor forma de executar as adequações necessárias para garantir a segurança da nossa comunidade e ainda preservar nosso patrimônio”, afirmou o pró-reitor de Administração, Álvaro Pereira de Souza. Há também a possibilidade da escada ser instalada na parte interna do edifício, mas em detrimento do espaço físico, que seria substancialmente reduzido. Em conversas prévias com o Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, a dificuldade foi colocada e, segundo o Coronel, não será um entrave, já que há outras possibilidades de instalação.

Em reunião recente entre a PRA e o Setor de Ciências Humanas (SCH), que ocupa grande parte do prédio, além de discutir a situação da escada para fuga de incêndio, a professora Maria Tarcisa Bega, diretora do setor, também ressaltou a importância de melhorias na estrutura da  chamada “casa amarela”, espaço cedido pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) para abrigar, entre outras unidades, o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem). Segundo informado, os principais problemas envolvem a iluminação e a segurança. A PRA aguarda uma lista com as inconformidades do prédio para tomar as devidas providências. Em breve este trabalho de vistoria e segurança deve chegar a todas as construções da universidade.

Fonte: PRA

pt_BRPortuguese