ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PRA fará reformas e ampliará redes do Campus Botânico

Evento será realizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Botânico - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Uma planilha com dados, fotos e descrições detalhadas de problemas de infiltração e reparos verificados no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, foi apresentada a profissionais da Pró-Reitoria de Administração pela diretora do Setor, professora Ana Paula Cherobin. O edifício principal do Setor, que fica no Campus Botânico, concentra a maior parte das solicitações. No prédio, inaugurado há dez anos, também foi registrada a necessidade de ampliação das redes elétrica, telefônica e de dados do prédio.

O vice-diretor de Sociais Aplicadas, professor Ademir Clemente, demonstrou ainda preocupação com a segurança e acessibilidade dentro do campus. Segundo ele, o trânsito intenso e crescente de automóveis dentro nas dependências do Setor deixa a comunidade acadêmica mais vulnerável a acidentes.

Riscos de Acidentes

O professor destaca que é necessária a construção de passagens elevadas para pedestres, na entrada principal do campus, e também entre o bloco de salas de aula e o restaurante universitário. Ressalta, ainda, que em dias chuvosos, o risco de acidentes se potencializa. Relatou, também, solicitações de estudantes com relação à segurança (assaltos) nos arredores do Campus, em especial, pelos alunos que ficam na parada do ônibus da linha Cabral-Portão.

Para o pró-reitor de Administração Álvaro Pereira de Souza, as solicitações e alertas do Setor são preocupantes. Por isso a PRA deve iniciar imediatamente um plano de ações para resolver as questões emergenciais. Uma empresa especializada será contratada para elaborar um laudo técnico do prédio e um plano de trabalho para sanar todas as questões.

Multa Cidadã

Além disso, ainda esta semana a PRA dará início a uma campanha, na entrada de todos os campi da Universidade, voltada para a conscientização no trânsito. O objetivo é orientar estudantes, professores e técnicos administrativos quanto à importância de se respeitar as leis de trânsito dentro dos campi. A UFPR vai emitir, com caráter educativo, uma multa cidadã para os automóveis estacionados de forma irregular.

Em breve, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) passarão a atuar também dentro dos campi da Universidade, com punições que vão desde multas até a remoção do veículo. “Nós queremos convidar nossa comunidade para que juntos possamos vencer a guerra contra a violência do trânsito. Esta luta é pela vida, pela segurança da nossa comunidade”, afirmou Souza. Existe também uma proposta para que engenheiros de trânsito da Setran desenvolvam um projeto de engenharia de tráfego para a UFPR.

Desde 2011 a Universidade integra o Conselho de Segurança do Município de Curitiba. A Instituição vai buscar soluções para os relatos de violência nos arredores não apenas do campus Botânico, mas de toda a UFPR. O pedido da direção do Setor de Ciências Sociais Aplicadas é que a linha de ônibus Cabral-Portão, a mais utilizada pelos estudantes do Setor, possa ter um ponto de parada dentro do campus Botânico. “Toda proposta, toda ideia que venha a somar para ajudar e proteger nossa comunidade, é muito bem vinda. Vamos analisar e levar as sugestões apresentadas ao Conselho de Segurança”, completou o pró-reitor.

Assessoria de Comunicação, com informações da Pró-Reitoria de Administração

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...