Postagens no Instagram da UFPR foram visualizadas mais de 21 milhões de vezes em 2020

28 dezembro, 2020
19:23
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UFPR

 

Publicação sobre os chinelos criados em laboratório da UFPR para evitar doenças nos pés de pinguins em cativeiro teve 17,6 mil curtidas. Foto: reprodução Instagram UFPR.

A página no Instagram da Universidade Federal do Paraná alcançou mais de 9 milhões e 100 mil pessoas e o conteúdo foi visualizado mais de 21 milhões de vezes em 2020. No total, as postagens receberam 1 milhão e 26 mil curtidas. Hoje o perfil tem quase 90 mil seguidores, que acompanham informação, divulgação científica, histórias de vida, bom humor, serviço, além de imagens especiais da universidade.

A popularidade das redes sociais da UFPR é resultado de um trabalho de longo prazo, com o desenvolvimento de uma nova linguagem e de uma relação mais próxima com as pessoas, explica o superintendente de Comunicação da UFPR, professor Carlos Alberto Martins da Rocha. “É uma mudança forte na forma de fazer comunicação institucional, é uma comunicação interativa de fato. As redes sociais não são apenas um repositório de notícias, mas um espaço que realmente atende a demanda desse novo século, de comunicação interativa”, afirma.

Mais curtidos

Os posts mais curtidos durante o ano trouxeram serviço, conteúdo científico, histórias de vida e bom humor. As postagens sobre o funcionamento da universidade durante a pandemia, o adiamento e as novas datas do vestibular 2020/2021 receberam mais de 30 mil curtidas. Outro sucesso, com quase 18 mil curtidas, foram os pinguins de chinelos. A inovação – desenvolvida no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha – diminui o risco de doenças nos pés dos animais em cativeiro. A publicação gerou até uma campanha envolvendo uma grande marca de chinelos para criar modelos para os pinguins.

Katianne Thaiz cursa Medicina na UFPR. A história de superação da estudante emocionou os internautas. Foto: reprodução Instagram UFPR.

A história de superação da estudante de medicina Katianne Thaiz comoveu os seguidores e recebeu quase nove mil curtidas. “(…) O que me deixa muito feliz é a forma como a UFPR está me acolhendo, sabendo que a cadeira de rodas é apenas um detalhe e que isso não me impedirá de realizar o sonho de ser uma grande médica”, disse Katianne.

A página da UFPR no Instagram soube usar o bom-humor para conquistar, manter o público e fortalecer a imagem da universidade. O meme que inseriu a protagonista da série do Netflix, Emily in Paris, nos campi da UFPR teve mais de 11 mil curtidas, além de dezenas de comentários divertidos.

“As redes da UFPR são a grande vitrine da Universidade e cada uma delas adota uma linguagem e conteúdos adequados ao perfil do seu público. No caso do Instagram, a união de sensibilidade, humor e informação consolida a UFPR como parceira da sua comunidade interna e externa. Os números tornam-se ainda mais relevantes pelo motivo de que a UFPR não investe em patrocínio de postagens, o alcance é 100% orgânico. Tudo isso mostra que estamos no caminho certo, alcançando nosso principal objetivo: informar, divulgar ciência, prestar serviço, promover a aproximação e o diálogo da universidade com a comunidade”, define Juliana Pinheiro, a relações públicas responsável pelas mídias sociais da UFPR.

Pandemia

Instagram da UFPR entrou na brincadeira e colocou a protagonista de Emily in Paris em cenários da universidade. Foto: reprodução Instagram UFPR.

Em 2020 a página no Instagram da UFPR passou por uma grande mudança. Até 2019 o espaço era prioritariamente usado para postagem de fotografias da universidade e de imagens enviadas pelos seguidores. A pandemia do coronavírus trouxe uma necessidade maior de comunicação pela plataforma, conforme explica Juliana Pinheiro. O objetivo em 2021 é manter o perfil mais informativo, já que é cada vez maior o público que busca este tipo de conteúdo no Instagram.

Facebook

O Facebook da Universidade Federal do Paraná é o mais popular entre as universidades públicas brasileiras. A página é referência no Brasil e em 2020 ela foi vista quase 55 milhões de vezes.

 

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