logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pós-Graduação em Sociologia da UFPR comemora 20 anos

07097_cartaz20socio

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR está comemorando 20 anos. Este é o primeiro programa de pós-graduação em sociologia do Paraná, e oferece mestrado desde 1995, e doutorado desde 2004.

O evento de comemoração tem início às 13:30 desta quinta-feira (10), no Prédio Dom Pedro II do campus Reitoria da UFPR. A programação será aberta com uma conferência com a professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, da Universidade de São Paulo (USP).

Em seguida, os ex-coordenadores do Programa e a atual coordenadora, Ana Luisa Fayet Sallas, debaterão os balanços e perspectivas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia em uma mesa-redonda.

Na ocasião, também serão prestadas homenagens às professoras Silvia Maria Pereira de Araújo e Maria do Carmo Marcondes Brandão Rolim (ex-coordenadoras);  Angela Duarte Damasceno Ferreira, Benilde Lenzi Motim, Iria Zanoni Gomes e aos professores João de Freitas e Dimas Floriani.

O Programa de Pós-graduação em Sociologia teve início em 1995 como “Curso de Mestrado em Sociologia” e foi reconhecido, com parecer favorável da CAPES, em 1997. Por dois anos o curso de Mestrado em Sociologia teve como área de concentração “Sociologia das Organizações”. A criação do Mestrado em Sociologia ocorreu na época para preencher uma lacuna no Estado do Paraná, uma vez que não existia mestrado em sociologia no Estado. Também o curso de Doutorado foi criado e reconhecido, em 2004, para atender a uma demanda do estado. É o único e o primeiro Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com nível de mestrado e doutorado, no Paraná. Em 2015, comemora 20 anos de funcionamento e destaca-se no cenário regional e nacional como um programa já solidamente estabelecido. Ao longo desses anos teve defendidas 266 dissertações de Mestrado e 70 teses de Doutorado, além de 10 pós-doutores.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...