Nos dias 3 e 4 de novembro, o Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (Gedai) do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná discute direitos autorais na internet no IX Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (Codaip). O foco das atividades, que acontecem no Espaço Cultural Capela Santa Maria e no Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, será o marco dos 20 anos da Agenda Digital da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMP). O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
O objetivo do evento é promover o debate entre os diversos setores acadêmicos, profissionais e artísticos, abordando os desafios atuais da área e a necessidade de uma reforma na lei autoral frente ao contexto cultural e tecnológico da sociedade brasileira. Dentre os temas abordados estão: a gestão coletiva no ambiente digital; o acesso aos acervos digitais; o Marco Civil da Internet e a liberdade de criação; a transformação criativa e os conteúdos livres na Internet; a cultura digital e uso das obras em domínio público; e as novas tecnologias da informação e seus impactos na cultura, educação, políticas culturais, inovação e conhecimento.
A programação ainda traz workshops de grupos de pesquisa e duas oficinas oferecidas pelo Gedai. A oficina de Direito Autoral e Recursos Educacionais, ministrada no primeiro dia de evento, é destinada à qualificação de professores e de profissionais que atuam na produção de material didático. Já a oficina de Direitos Autorais e Cultura Digital, oferecida no dia 4, é voltada à capacitação de gestores públicos que atuam em setores criativos.
A programação completa está disponível no site do Gedai. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas (acesse o formulário de inscrição clicando aqui).
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]