logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Portal interativo é a nova ferramenta da Agência de Inovação

Criada para divulgar e incentivar as ações ligadas ao empreendedorismo dentro da UFPR, a Agência de Inovação (AI) lança sua mais nova ferramenta para potencializar o conhecimento colaborativo: o seu portal interativo. De forma interativa, esse ambiente permite facilitar a comunicação sobre procedimentos, documentos, editais, publicações e eventos relacionados às áreas de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo e Geração de Negócios Inovadores (Pré-Incubação e Incubação).

Imagem: Interface do novo portal da Agência de Inovação.
Imagem: Interface do novo portal da Agência de Inovação.

 

O portal também abre espaço para que coordenadores de projetos disponibilizem informações sobre ações de inovação, incluindo parcerias e transferência de tecnologia, mantendo sempre a ênfase em resultados institucionais para o ensino, a pesquisa e a extensão.

Inovações administrativas e acadêmicas

Por meio da Agência de Inovação, a UFPR estabelece as condições necessárias às dinâmicas na sua relação com a sociedade civil e setores públicos e privados, com o objetivo de inovar e proporcionar benefícios sociais e econômicos para o país. “Para isso, entendemos que a melhoria constante dos processos internos e a maior interação com as comunidades interna e externa são essenciais”, explica a professora Elenice Mara Matos Novak, diretora executiva da Agência.

Tendo isso em vista, a AI e a Coordenadoria de Relações Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (CRI/Proplan) uniram esforços para implementar um projeto de atendimento diferenciado para esta demanda. “Uma equipe especializada da CRI/Proplan passou a atuar diretamente no espaço da Agência, provocando uma reestrutura física e dinâmica processual, dando mais agilidade aos procedimentos e um suporte personalizado a todos os envolvidos nos processos de inovação tecnológica na Instituição”, conta a diretora.

Este trabalho conjunto visa garantir a qualidade dos processos e melhores resultados para a UFPR na interface com a sociedade, seja no acompanhamento de parcerias para pesquisa e desenvolvimento científico, seja no estímulo e orientação adequada para proteção do conhecimento ou, ainda, na prospecção e formalização de contratos de licenciamento e transferência de tecnologia.

“Outros movimentos têm ocorrido, gerados pelo Comitê Assessor da Agência – grupo representativo dos Setores da UFPR – que discutem temas conectados, apresentam demandas de diversas unidades acadêmicas e geram, com essas mobilizações, iniciativas que aprimoram competências na UFPR. O Comitê e a equipe da Agência começam a discutir elementos-chave da política de inovação na UFPR”, diz Novak.

Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pela Agência estão disponíveis no site www.inovacao.ufpr.br.

Por Agência de Inovação UFPR

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...