Imagem Padrão

Portal criado na UFPR promove a obra de William Shakespeare

03 junho, 2014
15:40
Por
Extensão e Cultura

Lançado no ano em que se comemora os 450 anos do nascimento do mais célebre dramaturgo inglês, o site Shakespeare Digital Brasil, tem a proposta de ser o mais completo portal sobre o universo do autor no país. A iniciativa é da professora de Letras da UFPR Liana de Camargo Leão e reúne em um único endereço textos, podcasts e vídeos com comentários, depoimentos e leituras de trechos das obras de William Shakespeare.

Entre os intérpretes de textos estão Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Marcelo Antony, Cláudio Fontana, Gustavo Gasparini, Thiago Lacerda, Eduardo Smerjian, Charles Fricks, Verônica Reis e Maitê Proença. Em outra categoria de vídeos, os professores da UFPR Caetano Galindo e Patrícia Cardoso abordam a relação de Shakespeare com outros escritores. Galindo (UFPR) trata da relação de James Joyce e de Ulysses, enquanto Patrícia fala sobre os heterônimos de Fernando Pessoa.

Maitê Proença interpretou o soneto XV para o site. Foto: Reprodução

O site tem ainda a participação de nomes como o da tradutora da obra dramática completa de Shakespere, Barbara Heliodora, do professor e tradutor José Roberto O´Shea (UFSC) e do professor Roberto Rocha (UFRJ), entre os brasileiros, além de depoimentos de James Shapiro (Columbia University), Peter Donaldson (MIT), Peter Holland (Notre Dame University) e Samuel Crowl (Ohio State University), entre os estrangeiros.

O conteúdo do portal foi produzido em parceria com a UFPR TV e, além de professores, teve a participação de alunos e servidores técnico-administrativos da universidade. O projeto pode ser conhecido em http://www.shakespeare.ufpr.br.

Acesse o site do projeto Shakespeare Digital Brasil
Acesse a fan page do projeto no Facebook

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]