Piraquara recebe Projeto de Extensão Musical da UFPR

15 dezembro, 2021
17:04
Por
0
Extensão e Cultura

A Secretaria Municipal de Educação de Piraquara recebeu nas instituições de ensino, no mês de novembro, o Projeto de Extensão da UFPR – Músico da Família ao Vivo. A iniciativa de formação continuada tem como objetivo registrar e ampliar o conhecimento sobre práticas musicais às crianças, aos estudantes, aos professores e aos servidores.

Nesta primeira visita, o músico, violinista e professor Guilherme Romanelli esteve nas instituições para conhecer o espaço e o público e conversar sobre o projeto. Ele realizou uma breve apresentação musical às crianças e aos estudantes com repertório variado, contando sobre o violino e a história do instrumento.

Tesouros musicais

A fim de descobrir os tesouros musicais na comunidade, um levantamento é realizado entre  familiares das crianças e estudantes que tocam algum instrumento musical. A ideia é que, após esse contato, essas pessoas sejam convidadas para a instituição e mostrar o instrumento na sala de aula.

Com a mediação do professor e com adaptação da rotina escolar, a apresentação é usada como “tema gerador”  em um conjunto de atividades centradas em Educação Musical, mas com desdobramentos amplos, de história, geografia, ciências, língua portuguesa, matemática e tudo o que for possível conciliar, a fim de despertar a curiosidade dos alunos. 

Para a realização dessas aulas os professores recebem o auxílio do próprio projeto em suas buscas. Após a visita, são propostas mais atividades complementares para explorar a temática, incluindo novas audições musicais e outras atividades relacionadas.

Piraquara

O projeto foi realizado por oito anos em Curitiba e agora está sendo levado a Piraquara. A orientação é do professor Guilherme Romanelli, do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR, juntamente com a professora Vera Lunard, da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Inicialmente o projeto acontecerá em três instituições municipais: o Centro Municipal de Educação Infantil Josefina da Silva Kluppell – Tia Tôto), a Escola Rural Municipal Jomar Tesserolli) e a Escola Rural Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro) .

Por Bruna Durigan 

Com supervisão de Aline Nunes

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]