logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pioneira em políticas de inclusão, UFPR dá um passo adiante com instalação de superintendência da área, nesta quinta-feira

Pioneira na adoção de políticas de inclusão entre as universidades brasileiras (com a implantação do sistema de cotas e o acolhimento de refugiados, por exemplo), a UFPR dá nesta quinta-feira (28) mais um passo no sentido de promover a igualdade e proteger os direitos humanos no âmbito da universidade: a criação da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad).

Em cerimônia marcada para as 10 horas, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca dará posse ao primeiro superintendente da área, o professor Paulo Vinícius Baptista da Silva.
A criação da nova superintendência foi aprovada pelo Conselho de Planejamento e Administração da UFPR (Coplad) em novembro de 2017, após um processo de debate que envolveu todos os setores da universidade. A unidade ficará diretamente ligada ao gabinete do reitor e será responsável por coordenar as políticas de inclusão e diversidade, hoje dispersas por várias áreas da UFPR. Também deverá propor, fortalecer e concretizar políticas de promoção de igualdade e de defesa dos direitos humanos.

“É um momento que engrandece a nossa universidade, que tem na pluralidade e na diversidade a sua maior riqueza”, afirma o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.
Escolhido para ocupar o cargo de superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, o professor Paulo Vinícius Baptista da Silva tem longa trajetória na área.

Professor do Departamento de Educação e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, ele se dedica principalmente a temas ligados a relações raciais, racismo, políticas afirmativas, construção social da infância e políticas para a infância. Participou ativamente das discussões sobre a implantação das cotas na UFPR e nos dois últimos anos presidiu a Comissão de Validação da Autodeclaração de Raça/Cor da UFPR, cujo trabalho se tornou referência nacional.

Implantação da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da UFPR
Data; quinta-feira, 28 de junho
Horário: 10 horas
Local: Gabinete da Reitoria –Rua XV de Novembro, 1299, 1º andar.
Superintendente: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva

pt_BRPortuguese