Atendendo a pesquisadores e alunos de vários programas de pesquisa e pós-graduação, os laboratórios multiusuários do Departamento de Química foram montados em parte com recursos de projetos CT-INFRA (Fundos Setoriais, via Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação).
O primeiro laboratório vsitado foi o de Absorção Atômica onde são realizados análises elementares com ênfase para a determinação de metais pesados. Também tem sido usado em amostras ambientais como água e sedimentos aquáticos. Já o Laboratório de Difração de Raios-X e Espectroscopia Raman trabalha com duas técnicas de caracterização de diferentes tipos de materiais.
A último visitafoi ao Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear, que conta com dois equipamentos – Bruker ac200 e Avance 400 – equipados para análises de líquidos e sólidos. Dentre os vários estudos possíveis, a ressonância magnética nuclear é a técnica mais poderosa na determinação estrutural de substâncias orgânicas. Os laboratórios visitados estão sob responsabilidade dos professores Marco Tadeu Grassi, Aldo Zarbin e Fábio Simonelli, respectivamente.
Reunião – Depois de conhecer os laboratórios, o reitor participou de uma reunião informal com os professores do Departamento. Na ocasião, foram expostos e discutidos alguns problemas enfrentados no dia-a-dia, dentre os quais estão a falta de espaço físico e a de apoio técnico qualificado para auxilio no processo de análises, o que sobrecarrega a atividade docente.
Na ocasião, o reitor também recebeu alguns estudantes que protestavam contra as filas e a capacidade de atendimento do RU, do Centro Politécnico. Ele reiterou aos acadêmicos que esteve em reunião com o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo e recebeu a garantia uma verba de R$ 30 mil que será empregada na reforma do telhado do restaurante, prevista para o mês de julho. Também se comprometeu em estudar a possibilidade de contratar servidores terceirizados para dar conta da demanda de 2.500 alunos por dia e melhorar o atendimento.
‘Também pedi, entre outras reivindicações ao Ministro, uma verba suplementar para assistência estudantil, na qual estava incluído o necessário para a construção do novo RU Politécnico/Botânico. Estamos aguardando a posição final aos pedidos’, esclareceu.
Participações – A visita contou com as presenças do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nivaldo Rizi; do coordenador de Pesquisa da PRPPG, Paulo de Tarso Chaves; da diretora do Setor de Ciências Exatas, Sílvia Schwab; e do chefe do Departamento de Química, Francisco de Assis Marques, além de demais professores da área.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Rute Marques
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]